63 Filmes e Documentários que todos os Fotógrafos devem assistir | Marcus Vinicius Pavan | Fotografia

63 Filmes e Documentários que todos os Fotógrafos devem assistir

categorias: fotografia
tags: , , , , ,
publicado: 10/07/2017

Todo fotógrafo profissional cita a famosa frase do mestre das lentes Ansel Adams: “Um fotógrafo não faz uma fotografia apenas com sua câmera, mas com os livros que leu, os filmes aos quais assistiu, as viagens que fez, as músicas que ouviu, as pessoas que amou”.
 

A fotografia é inspirada no cinema, arte, música, viagens e experiências na vida. Além disso, quem vive da fotografia, precisa ter em mente a importância das referências de outras áreas, entre elas, a do cinema. A chamada Sétima Arte no fundo ainda é uma (longa) sucessão de frames, ou seja, de quadros estáticos que em sequência nos fazem perceber o movimento de uma cena.
 

Hoje a fotografia continua influenciando o cinema e vice versa. Tanto que, importantes sites dedicados à fotografia publicam um artigo dedicado a obras do cinema recomendáveis aos amantes da fotografia e aos profissionais das imagens.
 

Por isso, como sou um cinéfilo de carteirinha desde os tempos que trabalhei na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, com Leon Cakoff, Iara Lee e a Renata de Almeida, fiz uma pesquisa pela internet para montar uma super lista de filmes que todos os fotógrafos devem assistir.
 

1. Gravidade | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

O drama que traz Sandra Bullock e George Clooney em uma missão de conserto do telescópio Hubble ganhou a estatueta de melhor fotografia no Oscar de 2014. Leia a sinopse completa do longa aqui.
 

2. Janela Indiscreta | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Hitchcock demonstrou claramente seu gênio para suspense neste filme, que conta a história de um fotógrafo que fraturou a perna e se vê obrigado a permanecer numa cadeira de rodas. A consequência do acidente foi uma obsessão por observar os dramas pessoais dos seus vizinhos. Confira a sinopse aqui.
 

3. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

O filme é um primor visual: a fotografia é belíssima, muito bem trabalhada, rica em detalhes, bem colorida e um dos grandes destaques do filme. Leia mais.
 

4. O Clube do Bangue-Bangue | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

O drama é baseado nas investidas dos fotógrafos para capturar um dos períodos mais violentos da História da África do Sul. O grupo formado por 4 fotojornalistas de guerra, arriscam suas vidas para contar ao mundo toda a violência e brutalidade, em lugares que ninguém mais tinha coragem de ir, nas primeiras eleições livres após o fim do regime de Apartheid. Um filme obrigatório para fotojornalistas e apaixonados do jornalismo de guerra.
 

5. A Doce Vida | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

A obra de Federico Fellini conta a história de Marcello Rubini, um jornalista que escreve fofocas para os tabloides sensacionalistas. A fotografia do filme chama a atenção e serviu de inspiração para vários fotógrafos.
 

6. Annie Lebovitz: A vida Atrás das lentes | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

O documentário conta a história da fotógrafa Annie Leibovitz, narrado em muitas partes pela mesma, e contém muitas entrevistas de celebridades, escritores e diretores. Um filme imperdível para apreciadores do trabalho da fotógrafa.
 

7. Henri Cartier-Bresson: O Olho do Século | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Este excelente documentário sobre a vida e a obra do francês Henri Cartier-Bresson, um dos mestres do fotojornalismo, que difundiu o conceito do instante decisivo. Este documentário contém diversas entrevistas e análises do trabalho de Cartier-Bresson.
 

8. The Genius of Photography | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Documentário com alguns dos maiores nomes da fotografia mundial, como William Eggleston, Goldin Nan, William Klein, Martin Parr, Mann Sally, Robert Adams, Teller Juergen, Andreas Gursky.
 

9. Blow-Up (Depois Daquele Beijo) | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

O diretor italiano Michelangelo Antonioni entrega um conto sobre o que é ver a verdade. Após um dia fotografando no parque e escolhendo secretamente um casal como foco principal, o personagem interpretado por David Hemmings acaba fotografando um assassinato. Ao analisar suas fotos, ele não sabe se foi a realidade, ou a vida de dentro da câmera.
 

10. The Unbearable Lightness of Being (A Insustentável Leveza do Ser) | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Esse filme transpõe a revolução comunista em Praga com a vida intelectual e artística na Checoslováquia, centrada em um triângulo amoroso onde uma das participantes é uma fotógrafa conflitante e sem trabalho, interpretada por Juliette Binoche, que se envolve cada vez mais com os sentimentos aflorados pela arte, romance e sexualidade.
 

11. The Bridges of Madison County (As Pontes de Madison) | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Um dos maiores romances do cinema contemporâneo, esse filme é dirigido, produzido e atuado por Clint Eastwood, que faz o papel de um fotógrafo contratado pela National Geographic para cobrir uma reportagem sobre as diversas pontes de lá. Conhece Francesca, interpretada por Meryl Streep, uma mulher casada e com família feita, e quando os dois se apaixonam perdidamente, devem aprender a adequar suas vidas já formadas em cima disso.
 

12. Spider-Man (Homem-Aranha) | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

O icônico Peter Parker, fotógrafo do jornal fictício Clarim Diário, ganhou a vida ao ficar famoso por ser o único a fotografar o herói Spider-Man – que é ele mesmo. No cinema foi interpretado por Tobey Maguire, e este ano, no reboot da franquia, por Andrew Garfield.
 

13. Closer | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Um filme sobre as idas e vindas de quatro pessoas que se permitem aproximar-se, alternando-se o tempo todo e formando novos casais e gerando novas situações. Uma delas, Anna (Julia Roberts), acaba se envolvendo com os demais através do seu trabalho como fotógrafa, que a aproxima até mais do que devia a pessoas que podem ou não fazer bem a ela.
 

14. Fur (A Pele) | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Filme biográfico (mas não necessariamente verídico) sobre a fotógrafa Diane Arbus, famosa por captar o grotesco e o esquisito em situações diárias. No filme, Diane (Nicole Kidman) desperta sua visão ao conhecer um homem (Robert Downey Jr.) com um distúrbio que faz crescer pelos que cobrem seu corpo inteiro. Uma verdadeira história sobre o autoconhecimento e quem você quer ser como um artista.
 

15. Blood Diamond (Diamante de Sangue) | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Jennifer Connelly interpreta uma fotojornalista disposta a expor todos os conflitos existentes na África, e acaba envolvida na questão da caça aos diamantes, onde a violência e o abuso humano reinam. Retrata bem os perigos diários a que os profissionais do campo se submetem.
 

16. Vicky Cristina Barcelona | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Dirigido e escrito por Woody Allen, sobre Cristina (Scarlett Johansson), uma artista em conflito que não sabe o que quer, começa a se entender melhor ao passar as férias em Barcelona, se envolver na boemia europeia e começar a investir na fotografia, onde descobre que pode possuir uma visão interessante para ter sucesso no campo. Uma história sobre a busca de quem você é através da arte e de se permitir a viver coisas novas.
 

17. Lado a Lado | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Uma jovem de doze anos e um garoto de sete, filhos de pais separados, não aceitam a nova namorada de seu pai (Ed Harris), uma bela e renomada fotógrafa (Julia Roberts). O garoto ainda tolera a situação, mas a adolescente não se conforma com a separação e com fato de seu pai e a namorada viverem juntos. A fotógrafa faz de tudo para agradar as crianças, chegando ao ponto de dar tanta atenção aos enteados que acaba perdendo o emprego, pois deixou de ser a profissional competente que era.
 

18. Um Olhar do Paraíso | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Trata da vida de uma menina que morreu jovem, mas que tinha um amor pela fotografia. Das suas fotografias vieram respostas sobre como foi assassinada cruelmente pelo vizinho.
 

19. Feito Caes e Gatos | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Abby, uma veterinária que dá conselhos pelo rádio, ajuda o cachorro de um fotógrafo, que fica atraído pela sua voz. Ele quer muito conhecê-la, mas para evitar uma desilusão amorosa, Abby decide enviar sua linda vizinha em seu lugar.
 

20. Visual Acoustics. Modernism of Julius Shulman | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Filme essencial para quem tem interesse pela fotografia de arquitetura. Documentário sobre um dos mestres da fotografia de arquitectura, Julius Shulman.
 

21. War Photographer | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Este é o documentário sobre um dos mais conhecidos repórteres de guerra da atualidade, James Nachtwey. O realizador acompanhou Nachtwey durante vários trabalhos de reportagem no terreno, no qual vemos a forma de trabalhar do repórter e a obtenção de algumas das suas mais conhecidas fotografias, muitas vezes através de planos de uma mini-câmara colocada no topo da sua câmara fotográfica.
 

22. Manufactured Landscapes | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Documentário sobre o fotógrafo Edward Burtynsky em um dos seus trabalhos pela China, Bangladesh e Estados Unidos da América.
 

23. National Geographyc’s: The Photographers | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Documentário com entrevistas do trabalho de alguns dos mais conceituados fotógrafos da National Geographic.
 

24. What Remains: The Life and Work of Sally Mann | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Documentário sobre uma das mais proeminentes fotografas mundiais, Sally Mann, onde são mostradas e comentadas algumas das suas fotografias mais conhecidas para além de entrevistas.
 

25. Contacs 3: Conceptual Photography | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Vários fotógrafos contemporâneos revelam os seus segredos, histórias e comentam as suas imagens. Fotógrafos tais como Thomas Struth, Wolfgang Tillmans, Roni Horn, Bernd and Hilla Becher, entre outros.
 

26. Cidade de Deus | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Um dos filmes brasileiros de maior evidência no exterior. Conta a história de dois meninos crescendo nas favelas do Rio de Janeiro. Um deles torna-se um fotógrafo; o outro, um traficante.
 

27. Retratos de uma Obsessão | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Robin Williams interpreta um empregado de uma loja de revelação de fotos. Ele se torna obcecado por uma família suburbana (seus clientes) e começa a se inserir cada vez mais na vida deles.
 

28. Mil Vezes Boa Noite | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Após ser ferida numa explosão, uma fotógrafa de guerra é forçada a escolher entre a vida com sua família ou os perigos de sua profissão.
 

29. Distante | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Após ser deixado por sua esposa, um fotógrafo em plena crise existencial tem que acolher seu primo e aprender a conviver com ele.
 

30. Os Olhos de Laura Mars | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Neste filme de terror, a fotógrafa de moda Laura Mars ganha inesperadamente a habilidade de ver através dos olhos de um serial killer.
 

31. Retratos Sublimes | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Uma jovem estagiária trabalhando numa revista tem um relacionamento romântico com uma fotógrafa viciada em drogas. Cada uma busca explorar o máximo uma da outra para alavancar sua própria carreira.
 

32. O Último Trem | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Em uma busca por assuntos cada vez mais sombrios para fotografar, Leon acaba cruzando o caminho de um serial killer.
 

33. Fotografando Fadas | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Após a morte de sua noiva, um fotógrafo viaja até um vilarejo onde duas garotas supostamente estão tirando fotos de fadas.
 

34. O Preço da Fama | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Esta comédia conta a história de um empregado de fast food e sua ascensão no mundo da fotografia.
 

35. Eadweard | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

O drama gira em torno da vida de Eadweard Muybridge, um fotógrafo do final do século XIX que também foi um dos pioneiros do cinema.
 

36. A Maleta Mexicana | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

A Maleta Mexicana é literalmente um dos mais impressionantes filmes sobre fotografia. Trata-se da história de 4500 negativos que retratam a guerra civil espanhola. As fotografias foram encontradas 70 anos depois, num armário no México.
 

37. O Sal da Terra | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Vida e obra de Sebastião Salgado, o fotógrafo brasileiro que passou mais de 40 anos documentando temas diversos ao redor do mundo. A história é contada por seu filho, Juliano Salgado e pelo aclamado diretor Wim Wenders. Com certeza está dentre os filmes sobre fotografia recomendados a qualquer profissional da área.
 

38. A Família Woodman | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Francesca Woodman foi uma fotógrafa que se suicidou aos 22 anos, no auge de sua carreira. O filme aborda o ponto de vista de seus pais, também artistas, e sua busca pela redenção através da família e de sua arte.
 

39. Everybody Street | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

O filme apresenta um pouco da vida e obra de alguns dos fotógrafos de rua mais icônicos de Nova York. Cada um deles tenta mostrar como a cidade inspirou seus trabalhos.
 

40. Julius Shulman – Fotógrafo da Arquitetura Moderna | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Narrado por Dustin Hoffman, o documentário é uma homenagem a Julius Shulman, um dos maiores fotógrafos de arquitetura. Shulman capturou a grandeza nos trabalhos de diversos arquitetos modernos, como Frank Gehry, Richard Neutra e Frank Lloyd Wright.
 

41. Momentos Eternos de Maria Larssons | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Em tempos de pobreza, mudança social e incerteza, a vida de Maria Larssons muda quando ela ganha uma câmera num concurso.
 

42. What Remains: The Life and Work of Sally Mann | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Sally Mann foi descrita pela revista Time como “A maior fotógrafa dos Estados Unidos”. O documentário trata de sua série de fotos “What Remains” (O Que Resta), que aborda aspectos da morte e degradação.
 

43. Helmut Newton: Frames from the Edge | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

“Não é arte e não é de bom gosto”, diz Helmut Newton a seus alunos. Este documentário explora um pouco de sua vida e seu trabalho como fotógrafo de moda e publicidade.
 

44. William Eggleston in the Real World | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

A história de William Eggleston, um dos fotógrafo americano que ajudou a consolidar as fotos coloridas como obra de arte válida.
 

45. Destrua Essa Câmera | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Um filme sobre Ron Galella, abordando a relação entre paparazzi e os artistas e famosos. Especialmente recomendado, já que não há muitos filmes sobre fotografia que exploram os pontos negativos ou controversos da profissão.
 

46. A Fotografia Oculta de Vivian Maier | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Um documentário sobre Vivian Maier, uma babá que fotografava em segredo. Após sua morte, foram encontrados mais de 100.000 de seus negativos, garantindo a Maier a reputação póstuma de uma das maiores fotógrafas de rua de todos os tempos.
 

47. Menina Afegã: uma Vida Revelada | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

A jornada em busca da “Menina Afegã”, cujo olhar tornou-se famoso como capa da revista National Geographic.
 

48. Ansel Adams: A Documentary Film | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Um documentário biográfico sobre Ansel Adams, conhecido por suas belas fotografias em preto e branco de paisagens do oeste americano.
 

49. Gregory Crewdson: Brief Encounters | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Filmador durante mais de uma década, o documentário cobre o processo criativo de Gregory Crewdson ao criar suas fotografias surreais.
 

50. Richard Avedon – Darkness and Light | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Um olhar sobre a vida do fotógrafo de moda Richard Avedon, abordando sua filosofia, estética e alguns de seus retratos mais icônicos.
 

51. A Prova | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

O drama australiano ganhou mais de 5 prêmios das academias de cinema de Tokio, Sidney, São Paulo, Cannes e Reino Unido. Ele narra a relação de um fotógrafo cego com um ajudante de supermercado que acaba virando sua mão direita. Através de flashbacks sobre sua vida, o fotógrafo vai criando uma relação profunda com o ajudante, que passa a relatar para ele cada foto. O filme levou quatro anos para ser finalizado.
 

52. O Resgate de Harrison | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

A história conta a saga da jornalista Sarah e seu marido, um fotógrafo profissional que parte para registrar a Guerra da Iugoslávia – uma das mais sangrentas dos últimos anos. Durante o trabalho, ele desaparece misteriosamente. Ela, acreditando que Harrison não morreu, segue em direção ao local da guerra disposta a encontra-lo e depara-se com um cenário de horror. Combates, bombas, explosões e muita tensão não deixam Sarah desistir.
 

53. Nascidos em Bordéis | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Uma fotógrafa e um cineasta viajaram até a Índia para visitar uma das regiões mais marginalizadas do país. Na cidade de Calcutá funciona a zona de prostituição Sonagachi, onde a fotógrafa iniciou um workshop com os filhos das garotas de programa da região. As crianças receberam câmeras e registraram seu dia-a-dia em fotografias. “Nascidos em Bordéis” é o resultado desta experiência antropológica que revelou uma mudança na comunidade através da arte.
 

54. O Grande Hotel Budapeste | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

O filme com direção e roteiro de Wes Anderson, se passa entre a primeira e a segunda guerra mundial, onde o famoso gerente do Grande Hotel Budapeste conhece um jovem empregado do estabelecimento e eles acabam virando melhores amigos. Juntos, descobrem o roubo de um quadro famoso do Renascimento, a batalha de uma família pela fortuna e as primeiras transformações históricas do século XX. O filme teve 9 indicações ao Oscar em 2015, entre elas de Melhor Fotografia.
 

55. O Regresso | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

O longa é baseado na história real de Hugh Glass e se propõe a contar as desventuras deste homem que sobreviveu ferido e perseguido por índios no inverno congelante do norte dos EUA. Para o diretor de fotografia Emmanuel “Chivo” Lubezki, as condições foram necessárias para comunicar a experiência: “Nós queríamos fazer um filme que era imersivo e visceral. A ideia de usar luz natural veio porque queríamos que o público sentisse, eu espero, que as coisas estavam acontecendo de verdade”.
 

56. A Vida Secreta de Walter Mitty | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Baseado no conto de James Thurber – e que também já teve uma versão para os cinemas em 1947, com o título “O Homem de 8 Vidas” – o longa é mais uma empreitada de Ben Stiller como diretor. O visual da obra chama a atenção, cenas tão belas que chegam a ser impactantes e são enaltecidas pelas interessantes soluções que Stiller encontra, como o bom uso de câmera lenta.
 

57. A Lista de Schindler | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

O longa narra a história de Oskar Schinder, o homem responsável por salvar mais de mil judeus da inevitável morte no Holocausto. Stevel Spielbeg é o responsável pelo filme que é quase todo em preto e branco. Spielberg disse que queria trazer uma atmosfera de documentário e que a falta de cor era a melhor representação para a época. “Para mim a cor é o símbolo da vida. Por isso um filme sobre o Holocausto tinha que ser em preto e branco”. Além disso, Spielberg conta com a iluminação perfeita do diretor de fotografia Janusz Kaminski.
 

58. Birdman | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

O longa traz a história de Riggan Thomson, ator atormentado pelo único papel de sucesso de seu currículo, o super-herói Birdman, enquanto busca reconhecimento pelo seu novo sério projeto da Broadway. O diretor de fotografia Emmanuel Lubezki, levou o Oscar pela Melhor Fotografia.
 

59. Into the Wild | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Inspirado no livro homônimo, escrito por Jon Krakauer, sobre a vida de Chris McCandless, o longa conta a história do jovem que aos 22 anos largou sua estável vida de bom aluno e classe média-alta para partir em busca de liberdade e aventura. É imprescindível a participação do diretor de fotografia Eric Gautier (Diários de Motocicleta), que passa o filme equilibrando a importância do protagonista com as paisagens ao seu redor.
 

60. A Invenção Hugo Cabret | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Ambientado em Paris nos anos 30, o filme traz a história de Hugo Cabret, um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. A Invenção de Hugo Cabret faturou os principais prêmios técnicos do Oscar. Com uma fotografia primorosa, dourada e cheia de luz (recriando bem a Paris da época), alguns movimentos de câmera improváveis surgem a todo instante, revelando cenários de tirar o fôlego, que são valorizados com a ótima montagem.
 

61. Moonrise Kingdom | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Situado nos anos 1960, com roteiro de Wes Anderson e Roman Coppola, o filme conta a história de um jovem casal que se apaixona e decide fugir. Os líderes da cidade começam a disseminar a ideia de que eles foram sequestrados e iniciam uma busca. O diretor fotográfico Robert Yeoman escolheu cores pastéis, paisagens que poderiam ser coloridas, mas tornam-se parte do imaginário dos protagonistas, que enxergam as cores do mundo em alguns ambientes de forma bastante destacada – mas não veem tais cores como adornos ou possível causadoras de sensações. As cores apenas estão lá; os ângulos, precisos e retos, em longos e elaborados planos, também ilustram a personalidade de seus protagonistas; assim como o comportamento dos adultos, infantilizados – ou apenas expondo seus verdadeiros pensamentos.
 

62. Amnésia | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e a partir de então passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo o que acontece poucos instantes antes. A partir de então ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vingá-la. O protagonista também tira fotografias com sua Polaroid a todo tempo, fazendo sempre anotações sobre o que fotografou no verso para que, quando esquecer, tenha um guia de bolso sempre pronto para entrar em ação. Um diferente filme policial que consegue misturar, perfeitamente, conteúdo com entretenimento.
 

63. Koyaanisqatsi – Uma Vida Fora de Equilíbrio | Filmes que fotógrafos devem assistir
 

O documentário de Reggio pode ser chamado de fotografias em movimento, com ritmos de exibição alternados, as vezes rápidos, as vezes lentos. O objetivo é deixar o espectador hipnotizado com as imagens exibidas em Koyaanisqatsi, em muitos casos bastantes comuns no cotidiano. O longa tem ainda mostra o verdadeiro caminho que a nossa sociedade está tomando: Degradação, usinas nucleares, stress no cotidiano e a formações de opiniões emitidas pelos canais de TV em geral.
 

Fontes: Blog Wedding Brasil, Fotografia DG, Blog Olhares, Fotografia Profissional, Portal do Curta, Acervo Publicitário, Iphoto Channel
 

PERGUNTA: Qual filme ou quais filmes, desta lista, você assistiu e mais gostou? Faltou algum? Dê sua opinião nos comentários.
 

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:



Layout Marcus Vinicius Pavan | Finalização Lucas Aguilera | Programação Rodrigo Caetano