Você sabe porque algumas lentes fotográficas são brancas? Saiba o motivo! | Marcus Vinicius Pavan | Fotografia

Você sabe porque algumas lentes fotográficas são brancas? Saiba o motivo!

categorias: diversos
tags: , , ,
publicado: 21/03/2016

Lentes-Brancas-Camera (3)

Você já se perguntou por que algumas lentes fotográficas são brancas, enquanto a maioria das outras lentes na indústria são pretas? Não, não é uma questão de estética ou marketing.
 

A Canon tem uma razão técnica para isso: redução de calor! Uma série de lentes profissionais da série L da Canon (todas as super teleobjetiva) são “brancas” com um anel vermelho. A cor é mais precisamente um “cinza claro” ou “bege”.
 

Conforme consta no site europeu da Canon, “Há uma boa razão para isso. As lentes contêm elementos de vidro e eles se expandem com o calor.”
 

Lentes-Brancas-Camera (2)
 

Geralmente não é um problema que afeta as lentes compactas, mas como as lentes grandes contêm grandes elementos, a expansão pode levar uma lente perto dos limites de tolerância do projeto. Superfícies brancas refletem a luz solar, ajudando a manter a lente mais fria.
 

Para os fotógrafos que ficam sob o sol fotografando por longos períodos, como o meu caso por exemplo em fotografar esporte a motor, a cor clara da lente evita o superaquecimento e mantém as fotos mais nítidas.
 

Lentes-Brancas-Camera (1)
 

Curiosidade: A Canon do Japão explica que a cor “branca” apareceu pela primeira vez em lentes da empresa no ano 1976 na FD 600mm f/4.5 e FD 800mm f/5.6mm f/5.6.
 

Ao longo do tempo, a cor tornou-se um marketing fantástico. É possível ver as lentes brancas ao assistirmos grandes eventos, onde multidões de fotógrafos profissionais estão reunidos.
Fonte: PetaPixel

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:



Layout Marcus Vinicius Pavan | Finalização Lucas Aguilera | Programação Rodrigo Caetano