Super dica: saiba qual é a importância de ter o Registro Profissional de Fotógrafo | Marcus Vinicius Pavan | Fotografia

Super dica: saiba qual é a importância de ter o Registro Profissional de Fotógrafo

categorias: diversos
tags: , , , , , , ,
publicado: 30/11/2015

Fotografo Profissional Registro

Hoje, para ter um diferencial no mercado de trabalho, não basta um fotógrafo profissional ter só formação técnica ou acadêmica. É preciso ter “algo a mais”, além do olho atento, dedo rápido e cérebro para fazer a diferença e ser contratado por novos clientes.
 

Assim como o médico precisa ter registro profissional para exercer a medicina, o advogado, a sua inscrição na OAB, o arquiteto, o registro no Conselho de Engenharia Arquitetura e Agronomia, os fotógrafos também devem ter um número de registro, emitido pelo Ministério do Trabalho. A inscrição é a “prova” que o fotógrafo está apto e legalmente habilitado a exercer plenamente a profissão!
 

Quando uma pessoa tem um registro profissional, subentende-se que ela adquiriu sua experiência por meio da sua bagagem cultural, acadêmica, filosófica, artística, experiência de vida e aprendeu conceitos em escolas e cursos renomados, de mestres e docentes de sua área, por tanto está capacitado a exercer sua profissão.
 

Por outro lado, ela passa a ter garantias profissionais, como piso da categoria, aposentadoria e outros.
 

E qual é a grande vantagem em ter o registro profissional de fotógrafo?
 

Infelizmente o mercado está cheio de pessoas dizendo ser fotógrafo profissional, mas na verdade, não conseguem sequer cumprir o que foi combinado, seja em prazo e/ou qualidade. Ou pior, pegam o dinheiro e desaparecem!
 

Dessa forma, os clientes escolhem entre “operadores de botão” que fotografam em modo automático, sem garantir qualidade alguma ou um fotografo regulamentado, legalmente habilitado a exercer seu ofício com distinção e seriedade
 

Pense nisso: da mesma forma que um paciente procura um médico portador de CRM, um cliente é defendido por um advogado que possui registro na OAB, um engenheiro possui o CREA para construir uma casa com conforto e segurança, o fotógrafo com registro profissional no MTB é contratado para fazer uma produção fotográfica deixando os clientes mais seguros e satisfeitos!
 

Talvez você ainda ache que ter o MTB não serve para muita coisa e é só um número. No entanto, em algum momento da profissão, é possível que você precise do registro profissional. Seja para participar de um concurso, fazer um curso muito específico da área ou para fazer um trabalho. Ou mesmo para trabalhar como fotógrafo no exterior.
 

Outra coisa importante, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor faculta ao cliente a se recusar a pagar os serviços aos profissionais que não sejam legalmente qualificados. Em outras palavras, trata-se de “profissão ilícita” e deve ser denunciado as autoridades policiais, pois caracteriza vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.
 

Fotografo Profissional Registro

Agora você me pergunta: Como faço para obter e retirar o Registro?
 

Bem, há dois tipos de Mtb: repórter fotográfico e fotógrafo profissional.
 

Mas, não é a mesma coisa? Não! Segundo a diretoria do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, o repórter fotográfico é um repórter que utiliza a mídia fotográfica para fins jornalísticos, não está capacitado para exercer outras funções como a de fotógrafo publicitário ou fotógrafo de moda, por exemplo. Já para o Ministério do Trabalho e Emprego, o registro Mtb de fotográfico profissional permite que ele exerça todas as funções que a fotografia permite.
 

As disposições preliminares e os documentos exigidos, para retirar o registro profissional de repórter fotográfico pelo Ministério do Trabalho, são os seguintes:
 

– Ter mais de 18 anos no ato de entrada do pedido de registro;
– Pagamento de taxa de registro;
– Cópia do RG;
– Cópia do CPF;
– Comprovante de residência;
– Cópia e diploma original do curso profissionalizante de fotografia;
– Carteira de trabalho e cópia da frente e do verso da folha que tem a sua foto;
– Número do PIS (se você não tiver é só se dirigir a qualquer agência da Caixa Econômica Federal e pedir uma declaração que ela sai na hora);
– Publicações (últimos seis meses) com o nome do profissional solicitante do registro no expediente ou o crédito na matéria, para atestar que você já trabalha como fotógrafo;
– Três últimos comprovantes de pagamento (holerites) que constem a relação de trabalho ou recibos de pagamento em caso de ausência de relação de trabalho;
 

Se você é de São Paulo, basta levar os documentos acima e se dirigir ao Ministério do Trabalho, na Rua Martins Fontes, 109 – 1º andar, para dar entrada no seu pedido de MTB.
 

Estando com a documentação completa e em ordem você receberá um protocolo com o dia que você terá que retornar no local (não esqueça de levar o protocolo e a carteira de trabalho).
 

Atenção: Nem todas as escolas ou cursos de fotografia estão capacitados para emitir o certificado que possibilita o direito de obter o registro Mtb de repórter fotográfico ou fotógrafo profissional.
 

Importante: Quando procurar uma escola ou curso de fotografia, procure se informar se o estabelecimento é regulamentado, quantos anos ele está no mercado, pergunte a outros profissionais que já cursaram no local e, o mais importante, se o certificado emitido por ele possibilita obter o registro como fotógrafo profissional junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.
 

Fotografo Profissional Registro

 

Agora que você já sabe o que fazer para dar entrada no registro profissional de repórter fotográfico, vou dar uma super dica da onde você pode fazer “o” curso de fotografia onde o certificado de conclusão é válido pelo Ministério do Trabalho: na Focus Escola de Fotografia.
 

A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu registro Mtb de fotógrafo profissional, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com 300 horas/aula. O registro é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo e você poderá obtê-lo em menos de 4 meses de curso.
 

O certificado de conclusão da Focus Escola de Fotografia capacita o aluno a obter seu Mtb de fotógrafo profissional desde 1987.
 

O certificado é emitido após o aluno ser aprovado no seu TCC e exame final. Com o certificado em mãos, o aluno é encaminhado para o Ministério do Trabalho e Emprego onde será emitido seu Mtb
 

Este registro é fundamental para o exercício da profissão, constituição de seu próprio negócio, admissão em empresas que se utilizem da fotografia, participação em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou ongs Internacionais, como “Fotógrafos sem Fronteiras”, agências internacionais de comunicação e notícias (como por exemplo Reuters, American Press, EFE, France Press, etc.), agências de publicidade e multinacionais.
 

Escola Focus Fotografia

Sobre a Focus Escola de Fotografia
 

A Focus Escola de Fotografia possui uma história de mais de 40 anos de intensa dedicação em prol da educação e é considerada a melhor instituição privada em ensino técnico de fotografia no Brasil.
 

Próximo as estações de Metrô Sé e Anhangabaú, proporciona fácil acesso a alunos da capital, como do interior e outros estados, com estúdios e laboratórios de última geração, bibliotecas renovadas, corpo docente altamente qualificado, com nível superior e pós-graduação.
 

O diferencial de estudar na Focus é poder participar vivamente da produção de conhecimento, da arte fotográfica e da prática profissional. Os alunos formados são encaminhados ao mercado de trabalho.
 

A Focus já formou mais de 900.000 alunos, qualificados nas áreas de fotojornalismo, fotografia documental, moda, fotografia social, casamentos e eventos, publicidade, processos alternativos, lightroom e photoshop com reconhecimento no Brasil de exterior.
 

Os cursos de fotografia disponíveis na Focus são os seguintes:
 

Modulo 1 – Fotografia Básica
Módulo 2 – Fotografia Avançada
Modulo 3 – Fotografia de moda;
Módulo 4 – Fotografia publicitária
Módulo 5 – Fotojornalismo e Fotografia Documental
Módulo 6 – Casamentos e Eventos Sociais;
Módulo 7 – Cursos de Lightroom e Photoshop.
 

As aulas podem ser presenciais, modalidade EAD à distância (online) ou vip.
 

Os cursos online são perfeitos para aquelas pessoas que estão distantes da sede da Focus ou não dispõem de horário fixo para frequentar as aulas presenciais. Caso você precise de flexibilidade de horários para fazer suas aulas de qualquer lugar, a qualquer hora, do seu computador, tablete ou smartphone, esta modalidade de curso é especialmente recomendada.
 

Para mais informações sobre os cursos de fotografia, acesse www.focusfoto.com.br, mande um e-mail para cursos@focusfoto.com.br ou entre em contato pelos telefones (11) 3107-2219 e 3104-6951. O endereço da Focus Escola de Fotografia é Rua Riachuelo, 265 – 1º andar – Conj. 12 – Próximo do Metro Sé e Anhangabaú, São Paulo, SP.
 

[ Artigo Patrocinado ]
 

AVISO: Para anunciar sua empresa, produtos ou serviços no Pavan Fotografia, entre em contato aqui
 

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:



Layout Marcus Vinicius Pavan | Finalização Lucas Aguilera | Programação Rodrigo Caetano