Simulador de Profundidade de Campo e Efeito Bokeh | Marcus Vinicius Pavan | Fotografia

Simulador de Profundidade de Campo e Efeito Bokeh

categorias: diversos
tags: , , , , ,
publicado: 02/09/2015

Simulador Profundidade de Campo - Efeito Bokeh

Você sabe o que é Profundidade de Campo? Para muitas pessoas, inclusive para quem está começando na fotografia, não sabe o que é, mas querem saber como faz aquele efeito de desfocar o fundo da foto.
 

Se você procurou um botão na sua câmera para fazer este efeito e não encontrou, não se preocupe. Seu equipamento não está com defeito de fabricação. Ele não existe mesmo! Você obtém o efeito por meio de técnica e ajuste.
 

Explicando em poucas palavras, profundidade de campo é a zona de nitidez que se encontra perto do plano de foco. Ou seja, quanto menor a profundidade de campo, tudo que está atrás e a frente do objeto fotografado vai ficar embaçado (efeito Bokeh). Quanto maior a profundidade de campo, tudo que está atrás e a frente do objeto vai estar mais nítido.
 

Três coisas afetam a profundidade de campo:
 

a) abertura do diafragma — quanto mais aberto está o diafragma, menor vai ser sua zona de nitidez. Quanto mais fechado o seu diafragma, maior será sua zona de nitidez.
 

b) distância focal — lentes grande angulares apresentam maior profundidade de campo, enquanto lentes teleobjetivas apresentam menor profundidade de campo. É possível conseguir o efeito Bokeh com uma 200mm mesmo em f/11.
 

c) proximidade — ao se aproximar mais do objeto fotografado é possível conseguir o efeito Bokeh ao fundo por conta da distância do plano de foco.
 

O fotógrafo Michael Bemowski desenvolveu uma ferramenta on-line que você pode testar as diferentes configurações que influenciam na profundidade de campo e ver o efeito que vai causar na foto em um modelo animado.
 

Você pode escolher entre 8 opções de modelos, opções de paisagens de fundo, distância focal e a abertura de diafragma. O bacana é que existem vários modelos de câmera (você pode escolher de câmeras compactas, câmeras reflex com sensor cropado, full frame e câmeras médio formato).
 

A ferramenta é bastante didática e pode ser muito útil para entender como a coisa funciona. Fazendo uma doação ao desenvolvedor, é possível fazer o download do simulador e utilizar off line. Porém, a ferramenta só roda perfeitamente no Mozilla Firefox.
 

Para testar o Bokeh Simulator & Deph of Field Calculator acesse: www.dofsimulator.net/en/
 

Fonte: Meio Bit

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:



Layout Marcus Vinicius Pavan | Finalização Lucas Aguilera | Programação Rodrigo Caetano