Como fazer uma lente olho de peixe caseira para celular | Marcus Vinicius Pavan | Fotografia

Como fazer uma lente olho de peixe caseira para celular

categorias: diversos
tags: , , , , , , ,
publicado: 15/05/2015

Olho-de-peixe-caseira (1)

Você é fã de fotografia, é fotógrafo (amador ou profissional), gostaria de ter os melhores equipamentos fotográficos, mas não tem grana neste momento? Seus problemas acabaram! Vamos ensinar como fazer uma lente olho de peixe caseira para celular de um jeito simples, rápido, fácil e bem econômico!
 

Uma lente olho de peixe é uma objetiva super grande angular utilizada na fotografia. Ela é tão angular que as imagens são esféricas e distorcidas, criando a impressão de uma enorme profundidade de campo. A maioria das lentes Olho de Peixe é fixa, porém existem também zoom, com com ângulo de visão até 180º.
 

Olho-de-peixe-caseira
 

Os principais usos para a lentes Olho de Peixe (fisheye) são:
 

– Paisagem: Por oferecer um ângulo de visão extremo, são ideais para fotografar todo tipo de paisagem. Como paisagens possuem poucas linhas paralelas, se deixamos a câmera alinhada com o horizonte a distorção na imagem torna-se menos evidente e se apontamos para abaixo da linha do horizonte, cria-se a ilusão da curvatura da Terra.
– Retratos: Principalmente em festas e grupos de amigos, a lentes fazem um ótimo trabalho. O grande ângulo de visão e foco próximo permitem que muita gente apareça nas fotos, criando imagens distorcidas e engraçadas.
– Arquitetura: Novamente o grande ângulo de visão permite capturar muito mais na mesma imagem, apesar da distorção, o interior de prédios e casas ficam muito interessantes com estas lentes.
– Astrofotografia: Uma lente com uma abertura grande (ex.: f/2.8), é a lente ideal para astrofotografia, e é o único jeito de capturar toda a via láctea em uma só imagem.
 

Confira algumas fotos feitas, na Stock Car, com uma lente olho de peixe:
 

Lente Olho de Peixe FishEye Stock Car

Lente Olho de Peixe FishEye Stock Car

Lente Olho de Peixe FishEye Stock Car
 

Para fazer uma lente olho de peixe caseira para celular você vai precisar:
 

– Um olho mágico (aqueles visores que ficam nas portas);
– Elásticos de borracha;
– Um pedaço de EVA.
 

Tire a rosca do olho mágico e cubra a estrutura de metal com o EVA (para evitar que essa parte encoste no seu aparelho e risque a lente ou a pintura). Corte duas orelhinhas da espuma e prenda os elásticos neste local. Para finalizar, é só ajustar (centralizar na lente do seu celular) e você conseguirá tirar fotos bem diferentes.
 

Veja os vídeos abaixo, passo a passo e esclarecimentos de algumas dúvidas, como fazer e instalar a lente no aparelho:
 


Fontes: Catraca Livre e Manual do Mundo

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:



Layout Marcus Vinicius Pavan | Finalização Lucas Aguilera | Programação Rodrigo Caetano