Dia Mundial da Fotografia: 19 de agosto | Marcus Vinicius Pavan | Fotografia

Dia Mundial da Fotografia: 19 de agosto

categorias: diversos
tags: , , , , , , ,
publicado: 18/08/2014

Dia Mundial Fotografia

No dia 19 de Agosto, comemora-se o Dia Mundial da Fotografia, um dos inventos mais fascinantes que o ser humano produziu até os dias de hoje. Sabemos que a fotografia surgiu em meados do século XIX, porém historiadores apontam que Leonardo da Vinci e Giovanni Baptista Della Porta, por volta de 1452 a 1615, deixaram escritos relatando a utilização de câmara obscura na produção de suas artes.
 

A palavra ‘fotografia’ vem do grego e significa “desenhar com luz e contraste”. A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judéia, porém o tempo de revelação da foto demorava cerca de 8 horas.
 

Depois da morte de Nièpce, Daguerre desenvolveu um processo com vapor de mercúrio que reduzia o tempo de revelação de 8 horas para poucos minutos.
 

Dia Mundial Fotografia - Joseph Nicephore Niepce
Dia Mundial Fotografia - Joseph Nicephore Niepce

Fotos Joseph Nicéphore Niépce

 

Falando em Daguerre, em 19 de agosto de 1839, foi o dia que a fotografia se tornou de domínio público em território francês. O anúncio oficial foi feito na Academia de Ciências e Artes de Paris, pelo físico François Arago, que explicou para uma platéia espantada os detalhes do novo processo desenvolvido por Louis Jacques Daguerre.
 

O físico apresentava e doava ao mundo o daguerreótipo. Naquele momento o ato parecia uma mágica. Uma caixa escura, ferramenta capaz de captar e fixar numa superfície o mundo “real”.
 

Dia Mundial Fotografia - Louis Jacques Daguerre

Louis Jacques Daguerre e seu invento

 

Dizem as lendas, após à cerimônia, várias pessoas saíram as ruas em busca de uma máquina de fazer daguerreótipos e essa vontade de produzir imagens nunca mais cessou. Daguerre não perdeu tempo e, antes de doar seu invento a França, já havia patenteado o mesmo nas Ilhas Britânicas, Estados Unidos e nos quatro cantos do mundo.
 

Dia Mundial Fotografia - Daguerrotipo camera

Esquema de funcionamento do Daguerrotipo

 

Baudelaire, um dos mais expressivos representantes da cultura francesa, negava publicamente a fotografia como forma de expressão artística, alegando que “a fotografia não passa de refúgio de todos os pintores frustrados”, e, sarcasticamente, celebrava a fotografia “como uma arte absoluta, um Deus vingativo que realiza o desejo do povo. E Daguerre foi seu Messias. Uma loucura, um fanatismo se apoderou destes novos adoradores do sol”. Com estas declarações, Baudelaire refletia o impacto causado pela fotografia na intelectualidade europeia da época”.
 

Dia Mundial Fotografia - Atelier Daguerre 1837
Atelier Daguerre (1837)
 

Como entender que a fotografia viesse para ficar, a não ser em substituição das tradicionais formas de representação? Já se havia gasto vãs sutilezas em decidir se a fotografia era ou não arte, mas preliminarmente, ainda não se perguntara se esta descoberta não transformava a natureza geral da arte e da cultura.
 

A nova invenção teve importância mais filosófica do que científica. Nasceu dentro do germe da sociedade industrial e a partir desta data o mundo nunca mais seria o mesmo. Desde o seu surgimento a fotografia tem evoluído tanto estéticamente, como tecnicamente com as câmeras digitais.
 

Linha do tempo desde a criação do dia mundial da fotografia:
 

  • Grécia, antes de Cristo – Aristóteles – Criação da imagem através de um orifício.
  • Século X – Alhazen (árabe) descreveu como observar um eclipse solar no interior de uma tenda, improvisando a câmera obscura.
  • Século XVI – Redução do tamanho da câmera obscura (instrumento auxiliar na pintura).
  • Século XIX (1826) – Joseph Nicephore Niépce (francês) foi o primeiro a obter a primeira fotografia – processo heliográfico com 8 horas de exposição cotínua à luz.
  • Ano de 1830 – Josef Petzval criou uma nova lente dupla abertura F 3.6 (30 vezes mais luminosa às anteriores, permitindo fotografar em situações com pouca luz).
  • 1832/1833 – Hércules Florence descobre isoladamente a fotografia na Brasil – na vila de São Carlos, atual cidade de Campinas, interior de São Paulo.
  • 1835 – Louis Jacques Mandé Daguerre, perpetua-se como único inventor da fotografia prática, através de seu – Daguerreótipo – chapa de cobre revestida com prata, banhada com iodeto de prata.
  • Exposta ao vapor de mercúrio surge a imagem, gerando a imagem positiva.
  • 1840 – Willian H. Fhox Talbot, inventa o processo negativo/positivo usando como filme folhas de papel sensibilizado (preparado para reagir à luz) sendo substituído por vidro.
  • 1871 – Richard Leach Maddox, primeira chapa usando gelatina para manter o brometo de prata no lugar.
  • 1877 – George Eastman, popularizou a fotografia com a criação do filme em rolo, em substituição às chapas rigidas, que permitiam uma única foto.. Este novo produto, recebeu o nome “American Film” e possibililanto 100 fotos por rolo.
  • 1925 – Lançamento da câmera miniatura alemã Leica de 35 mm, revolucionando o conceito da fotografia do século XX.
  •  

    O processo fotográfico inicial só produzia fotos em preto e branco. Posteriormente surge o meio tom em cor quase marron ou semi-amarelada e a primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. Porém, o primeiro filme colorido só chegou ao mercado no ano de 1907.
     

    O primeiro filme colorido moderno, foi produzido pela famosa Kodak e chamava-se Kodachrome. O primeiro filme colorido instantâneo foi introduzido pela Polaroid em 1963 e permitia que se fosse tirada uma foto e a imagem fosse saísse imediatamente da máquina já revelada.
     

    De lá pra cá a fotografia evoluiu muito e, mesmo com o surgimento de outras formas de exibição de imagens (cinema, televisão, computador), ela continua sendo a única “capaz de captar a alma humana”. Ou, como diria Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos, “Fotografar é captar o momento decisivo”.
     

    Evolução câmera fotográfica (Evolution of the camera)
     

    Dia-Mundial-Fotografia_Evolucao-Cameras (1)

    Câmera fotográfica nem cima de um tripé (Século XIX)

     

    Dia-Mundial-Fotografia_Evolucao-Cameras (2)

    Câmera de caixa – uma das primeiras “câmeras de bolso” produzido em massa, usando filme (1900)

     

    Dia-Mundial-Fotografia_Evolucao-Cameras (3)

    Câmera Kodak Compacta de dobrar (1922)

     

    Dia-Mundial-Fotografia_Evolucao-Cameras (4)

    Leica-II, uma das primeiros câmeras a usar filmes de 135 (1932)

     

    Dia-Mundial-Fotografia_Evolucao-Cameras (5)

    Contax S – o primeiro pentaprism SLR (1949)

     

    Dia-Mundial-Fotografia_Evolucao-Cameras (6)

    Polaroid Colorpack 80 – câmera instantânea (1975)

     

    Dia-Mundial-Fotografia_Evolucao-Cameras (7)
    Câmera Digital, Canon Ixus (2000)
     

    Dia-Mundial-Fotografia_Evolucao-Cameras (8)
    Nikon D1, a primeira SLR digital utilizada em jornalismo e fotografia de esportes (2000)
     

    Dia-Mundial-Fotografia_Evolucao-Cameras (9)
    Smartphone com câmera embutida (2010)
     

    Evolução fotógrafo (photographer evolution)
     

    Dia Mundial Fotografia - Evolucão fotógrafo (photographer evolution)

    Assistam o vídeo A História da Fotografia (um documentário super interessante do History Chanel) sobre fotografia.
     


    Fontes: Wikipedia 1 2
     

    Como hoje é comemorado o Dia Mundial da Fotografia, sorria! #click
     

    Gostou do Post?
    Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:



    Layout Marcus Vinicius Pavan | Finalização Lucas Aguilera | Programação Rodrigo Caetano