Prepare sua câmera fotográfica: saiba quando ocorrerão chuvas de meteoros em 2014 | Marcus Vinicius Pavan | Fotografia

Prepare sua câmera fotográfica: saiba quando ocorrerão chuvas de meteoros em 2014

categorias: diversos
tags: , , , ,
publicado: 20/01/2014

meteoros-perseidas-ceu-history-channel

Prepare seu equipamento fotográfico! Você não pode deixar passar a oportunidade de fotografar as maiores chuvas de meteoros que vão riscar o céu da Terra este ano!
 

As chuvas de meteoros são fenômenos anuais, que acontecem em épocas já estabelecidas do nosso calendário. As mais conhecidas e bonitas são as Leônidas e as Perseidas, mas há outras chuvas de meteoros que podem surpreender você!
 

Anote em sua agenda os dias em que ocorrerão as maiores chuvas de metereoros em 2014! No geral, as “estrelas cadentes” que avistamos são grãos de areia muito pequenos que se desintegram e não chegam a atingir a Terra.
 

Chuva de meteoros Abril 2014
Lirídeas: ocorre no final de abril e você pode observar essa chuva de meteoros a partir da constelação de Lira.
 

Chuva de meteoros Maio 2014
Eta Aquarídeas: o fenômeno ocorre na primeira semana de maio e pode proporcionar uma boa quantidade de meteoros por hora. Sua radiante é na constelação de Aquário.
 

Chuva de meteoros Julho 2014
Delta Aquarídeas: sua ocorrência é no final de julho – seu pico está previsto para os dias 27 e 28. Também ocorre na constelação de Aquário.
 

Chuva de meteoros Agosto 2014
Perseidas: a constelação de Perseu é o ponto inicial desta chuva de meteoros que ocorre em agosto. Seu auge deve acontecer entre os dias 11 e 12 do mês.
 

Chuva de meteoros Outubro 2014
Orionídeas: ocorre no final do mês e sua origem está na constelação de Órion.
 

Chuva de meteoros Novembro 2014
Leonídeas: seu ponto alto é em meados de novembro e, como o nome sugere, seu radiante é na constelação de Leão.
 

Chuva de meteoros Dezembro 2014
Geminídeas: com origem na constelação de Gêmeos, pode ter uma alta taxa de meteoros por hora. Ela acontece em meados do mês.
 

Para saber a localização das constelações de estrelas, clique aqui e baixe o programa Stellarium.
 

Você ainda pode utilizar um aplicativo no seu telefone para conseguir ver o que pode ser fotografado de especial na região. Se você tiver um iPhone ou iPad, use o Star Walk; se você possui um Android, pode usar o Google Sky Map. Aponte o seu telefone para o céu e os dois aplicativos mostrarão informações sobre o que você está “vendo”.
 

Passo a passo e dicas de como tirar fotos do céu, de estrelas (inclusive cadentes) e meteoros:
 

Fotografar estrelas não é fácil. Mas é possível fazer boas fotos mesmo sem câmera profissional. Contudo é importante que você tenha uma máquina que permita controle manual do obturador, ISO e o diafragma. Em primeiro lugar, você precisará de um bom tripé ou de um ponto de apoio bastante sólido. Sem ele, como você vai usar uma baixíssima velocidade, de um alto ISO e boa abertura, qualquer mexidinha na câmera, a imagem saíra tremida.
 

Uma dica muito importante é fazer a foto distante da cidade e das luzes fortes. Escolha um local que você tenha uma vista bem ampla do céu, como um campo aberto, um morro ou lugar alto. Outra coisa importante, por mais óbvia que seja, é fotografar quando o céu estiver limpo.
 

Outra sugestão é saber qual fase estará a Lua. Nas noites de Lua nova, minguante ou crescente, ela estará menos brilhante e, assim, o brilho não vai atrapalhar.
 

Passo a passo:
 

1. Monte a câmera em um tripé resistente.
2. Configure a velocidade da câmera entre 2000 e 4000 se a noite estiver totalmente escura ou acima de 800 se houver iluminação suficiente.
3. Coloque o mecanismo de foco automático em manual (MF) e ajuste o foco da lente para infinito;
4. Defina a velocidade do obturador entre 2 e 30 segundos;
5. Aponte a câmera para a área desejada do céu e mantenha o obturador aberto pelo período de tempo desejado (máximo de cuidado para não tremer a câmera);
6. Tire algumas fotos e veja se o enquadramento é esse mesmo que você quer.
 

Depois de tudo preparado e testado, configure a sua câmera para o modo RAW. Se a sua câmera não possui essa opção, escolha a maior qualidade e número de megapixels disponíveis. via

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:



Layout Marcus Vinicius Pavan | Finalização Lucas Aguilera | Programação Rodrigo Caetano