Fique por dentro com os principais e mais importantes termos da Fotografia Digital (Dicionário) | Marcus Vinicius Pavan | Fotografia

Fique por dentro com os principais e mais importantes termos da Fotografia Digital (Dicionário)

categorias: diversos
tags: , , , ,
publicado: 07/11/2013

dicionario-glossario-fotografia-digital

Hoje em dia, para quem está começando a fotografar, uma das grandes dificuldades é o entendimento dos novos termos na era da fotografia digital. Principalmente aqueles que são termos técnicos em inglês, como firewire, gigabyte, pixel, etc. Para dar uma forcinha, fiz uma coletânia com os principais e mais importantes termos e expressões do mundo da fotografia digital.
 

Como o conteúdo era bem extenso, vou separar em dois posts (artigos). Primeiro o glossário (dicionário) com termos da Fotografia Digital. Em breve, publicarei o Dicionário Técnico de Fotografia.
 

Fique por dentro com o Dicionário da Fotografia Digital (em ordem alfabética):
 

A
Acrobat: programas desenvolvidos pela Adobe Systems. Os componentes mais utilizados permitem aos usuários criar arquivos em formato de documento portátil (PDF) e depois exibir e imprimir esses documentos usando o Acrobat Reader.
Abertura: termo relacionado à quantidade de luz que entra na câmera pelo obturador. Medida em números de abertura (f-stops); quanto menor for o número de f-stops, mais luz é permitida.
 

B
Baterias NiCad: baterias de níquel-cádmio estão perdendo a preferência como fonte de alimentação para produtos eletrônicos pessoais, devido à necessidade de recarga freqüente.
Baterias de íon de lítio: bateria popular e de longa duração geralmente utilizada em câmeras digitais; o lítio é o metal mais leve e apresenta o mais alto potencial eletromecânico.
Baterias NiMH: baterias híbridas de níquel-metal armazenam até 50 por cento mais de energia do que as baterias NiCad.
Bitmap: formato de imagem não compactado utilizado no sistema operacional Windows®; os bitmaps oferecem excelente qualidade de imagem, mas geralmente exigem grande quantidade de espaço em disco.
Bracketing: truque empregado pelos fotógrafos para assegurar exposição adequada sem um medidor ou para garantir exposição mais precisa ao utilizar um medidor. O fotógrafo bate uma série de imagens, uma com a exposição medida ou estimada, a seguinte com exposição um pouco maior e outra com exposição um pouco menor.
Byte: unidade de armazenamento que contém um único caractere.
 

C
Composição fotográfica em paisagem: orientação em que a largura é maior do que a altura.
Câmera digital: câmera que salva imagens como arquivos digitais em algum tipo de disco de memória em vez de capturá-las em filme.
Cartão de memória: sistema utilizado pela maioria das câmeras digitais para armazenar imagens. Ao contrário do cartão de memória para computador, esse cartão preserva os dados mesmo sem eletricidade. Três tipos principais de cartões de memória são utilizados atualmente: CompactFlash, SmartMedia e Memory Sticks.
Cartões PCMCIA: cartões Personal Computer Memory Card International Association (Associação internacional de cartões de memória para computadores pessoais) são utilizados para adicionar funções, como uma unidade de disco rígido externa, a computadores desktop ou notebooks.
CMYK: ciano, magenta, amarelo, preto; geralmente chamadas cores de processo; modelo em que todas as cores são descritas como uma combinação dessas quatro cores.
Compactação: termo genérico para descrever um dos vários processos que removem dados ou detalhes de uma imagem para diminuir seu tamanho geral.
Composição fotográfica: arte de organizar a iluminação e os elementos em uma cena (além de controlar foco e exposição) para produzir fotos excelentes.
Composição fotográfica em retrato: orientação em que a altura é maior do que a largura.
Corte: técnica de edição de imagens em que parte da fotografia é removida, geralmente externa à imagem, para eliminar detalhes não desejados.
 

D
Distância focal: distância entre a superfície da lente e o conjunto de sensores na parte traseira da câmera. A distância focal da câmera determina o tamanho em que o objeto aparecerá.
Download: processo de transferir imagens da câmera digital para o computador (usando qualquer tipo de conexão); após o download da imagem, ela é salva no disco rígido do computador para uso posterior.
Dpi: dots per inch (pontos por polegada); padrão de medida da resolução de imagens. Quanto mais alto o DPI, maior será a resolução.
 

E
Editor de imagens: programa que permite editar e modificar imagens digitais. Com um editor de imagens, você pode adicionar efeitos especiais e solucionar certos problemas de composição, além de acrescentar novos elementos à imagem.
Exposição: luz permitida no corpo da câmera durante um período específico. Na câmera digital, a luz incide sobre fotorreceptores que convertem vários níveis de luz em corrente elétrica.
Emulação de PostScript nível 3: linguagem popular da Adobe Systems para imprimir documentos em impressoras a laser. O nível 3 possui suporte a várias fontes e melhora a qualidade gráfica e também a velocidade da impressão.
Escala de profundidade de campo: dispositivo utilizado pelos fotógrafos para calcular a variação da distância em que os objetos ficam em foco nítido.
Espaço em cores RGB: vermelho, verde, azul; modelo de cores aditivas utilizado em imagens digitais e apresentado no monitor.
 

F
Filtro: fórmula matemática aplicada a uma imagem digital. Muitos editores de imagens oferecem filtros que efetuam alterações significativas da aparência de uma fotografia.
FireWire (IEEE 1394): desenvolvida pela Apple Computer, uma interface baseada no padrão IEEE 1394 que permite fácil conexão de um tipo de dispositivo eletrônico a outro. Ela compartilha a maioria dos recursos do padrão USB, mas transfere dados com rapidez muito superior.
Flash automático: sistema de flash que define automaticamente se a imagem requer flash e fornece a quantidade correta de luz; um recurso comum na maioria das câmeras digitais.
Foco: ajustar o sistema de lente da câmera para o objeto ser visualizado com nitidez.
Foco automático: sistema de lente que define o foco automaticamente antes de ocorrer a exposição. Um retardo de um ou mais segundos é necessário antes de o obturador abrir, permitindo que a câmera calcule a distância do objeto a ser fotografado e ajuste o foco da lente.
Foco fixo: sistema de lente que não exige foco. Muitas câmeras automáticas do tipo apontar e disparar têm lente de foco fixo.
Foco travado: também chamado foco no infinito, esse recurso ajusta a câmera para focalizar em uma certa distância (ignorando objetos mais próximos, se houver).
Formatação: apagar por completo e redefinir o cartão de memória da câmera. Isso costuma ser feito como uma maneira rápida de apagar um cartão cheio para utilizá-lo novamente ou tentar solucionar o problema de o cartão não ser reconhecido pela câmera digital.
 

G
Graphics Interchange Format (formato de intercâmbio gráfico); um formato de imagem compactada. O GIF foi o primeiro formato de imagem comumente utilizado na Web, mas foi amplamente substituído pelo formato JPEG.
Gigabyte (GB): unidade de dados igual a 1.024 megabytes.
 

I
Iluminação traseira: ambiente fotográfico cuja principal fonte de luz fica atrás do objeto fotografado.
Infravermelho: design de interface que não requer cabos ou fios; os dados são enviados da câmera digital a um receptor infravermelho, geralmente em um laptop, palmtop ou impressora; usa a mesma tecnologia do controle remoto de televisão.
Instant share: recurso encontrado em várias câmeras digitais que permite ao usuário escolher o destino final de uma foto (como um endereço de e-mail), diretamente da câmera.
Intensidade da cor: característica encontrada na maioria das impressoras jato de tinta que controla o brilho da imagem variando a quantidade de tinta aplicada à página; imagens mais claras usam menos tinta e imagens mais escuras usam mais tinta.
Interpolação: utilizada por algumas câmeras digitais, a interpolação é um método para aumentar o tamanho de uma imagem digital.
 

J
JPEG: Joint Photographic Experts Group (grupo conjunto de especialistas em fotografia); o formato mais comum de compactação de imagens utilizado pelas câmeras digitais.
 

K
Kilobyte (Kb): unidade de dados igual a 1.024 bytes.
 

L
Lente de zoom: lente com distância focal ajustável que permite ver a cena em um campo de visualização estreito ou largo.
Lente grande-angular: lente com menor distância focal e maior campo de visualização do que a lente principal padrão da câmera. A lente grande-angular é excelente para fotos de paisagens.
Lente Macro: lente criada especialmente para fotografias comclose-up extremo; permite o foco em objetos a poucos centímetros, ou menos, da superfície da lente.
LCD: o visor de cristal líquido (liquid crystal display) é uma das tecnologias mais utilizadas em câmeras digitais para exibir e visualizar fotos digitais.
Leitor de cartão de memória: unidade externa que aceita cartões de memória e é conectada diretamente ao computador, permitindo o download de imagens do cartão com muito mais rapidez do que o download a partir da câmera.
Lente olho-de-peixe: lente grande-angular especial que pode capturar perspectivas panorâmicas extremas, mas distorce os lados da imagem.
 

M
Medição: processo de medir a luz disponível refletida do objeto para calcular o tempo adequado de exposição ou abertura.
Megabyte (MB): unidade de dados igual a 1.024 kilobytes.
Megapixel: número de pixels por polegada que uma câmera digital pode produzir em uma imagem; um megapixel é igual a 1.000 pixels por polegada. Quanto maior o valor de megapixels, maior será a resolução da imagem.
Memória CompactFlash: baseada nas especificações para cartões de PC PCMCIA (Personal Computer Memory Card International Association – Associação internacional de cartões de memória para computadores pessoais), os cartões CompactFlash medem 43 por 36 mm e sua capacidade de armazenamento chega a 1 GB.
Memória Secure Digital: cartão de memória quase do tamanho de um selo postal e peso de cerca de dois gramas; disponível com capacidade de armazenamento até 128 MB. A memória Secure Digital está ganhando preferência em todos os tipos de dispositivos eletrônicos pessoais.
Memória SmartMedia: cartão de memória desenvolvido pelaToshiba que utiliza memória flash para armazenar dados. Ele mede 45 x 37 mm e tem menos de 1 mm de espessura. Disponível com capacidade até 128 MB, a memória SmartMedia é portátil e pode ser facilmente transferida de um dispositivo eletrônico para outro.
Multifuncional: termo que geralmente define uma classe de impressoras que fazem mais do que imprimir. Normalmente os dispositivos multifuncionais oferecem alguma combinação de impressão, digitalização, cópia e fax.
 

O
Obturador: dispositivo na parte frontal da câmera que é aberto ao ser pressionado o botão de liberação do obturador. Permite uma quantidade específica de luz no corpo da câmera durante determinado período.
Obturador contínuo: recurso encontrado em câmeras digitais mais caras, permitindo obter várias imagens em seqüência rápida; as imagens são salvas no cartão de memória após serem realizadas várias exposições.
Orientação: direção do comprimento da imagem (ou da página impressa); retrato, quando o comprimento está posicionado verticalmente; e paisagem, quando o comprimento está posicionado horizontalmente.
 

P
Paralaxe: erro de foco que ocorre em um telêmetro óptico comum em faixas extremamente próximas; é causado pela discrepância entre o viewfinder óptico e a lente da câmera.
Profundidade de campo: área na frente e atrás do objeto principal da fotografia que é mantida no foco; pode ser afetada pela abertura, distância do objeto e distância focal.
Papel fotográfico:` papel pesado com acabamento brilhante, destinado especificamente à impressão de fotos de alta resolução em cores com uma impressora jato de tinta.
PDF: formato de documento portátil; permite aos usuários enviar documentos formatados para fácil visualização e impressão.
Pixel: um único ponto em uma foto digital. Uma fotografia comum é composta por milhares de pixels.
Plug-in: módulo de software de terceiros que pode ser comprado e instalado em vários editores de imagens. O plug-in fornece um novo filtro ou efeito que pode ser aplicado às imagens.
Porta serial: porta que permite conectar dispositivos externos ao computador, como câmeras digitais e modems. A conexão serial é um método lento de fazer o download de imagens da câmera para o computador.
 

R
RAM: Random access memory (memória de acesso aleatório); a memória RAM do computador armazena os dados necessários à execução de programas.
Redimensionamento: alteração das dimensões da imagem (medida em pixels) para torná-la maior ou menor.
Regra de assimetria: regra de composição fotográfica que exige a inclusão de objetos de diferentes formas no quadro, geralmente com nítido contraste entre claro e escuro.
Regra de terços: regra de composição fotográfica que divide o quadro em nove áreas iguais. Os objetos devem ficar alinhados ao longo de uma das linhas ou aparecer em uma interseção.
Resolução: em termos de câmeras digitais, a resolução costuma ser calculada como a dimensão da imagem medida em pixels. O valor é expresso como o número de pixels medidos em linhas (da esquerda para a direita) e colunas (para cima e para baixo).
Retina: área na parte posterior do olho humano que converte a luz de entrada em impulsos elétricos enviados ao cérebro.
Rotação: girar uma imagem. Por exemplo, um editor de imagens pode ser utilizado para girar a imagem, alterando a orientação de retrato para paisagem.
 

S
SDRAM: synchronous dynamic random access memory (memória de acesso aleatório dinâmico síncrono); geralmente utilizada em câmeras digitais e outros dispositivos de computação. A SDRAM é um tipo relativamente novo de memória cujo processamento utiliza velocidade em freqüências superiores às da memória tradicional.
Software OCR: software de reconhecimento óptico de caracteres, fornecido com alguns dispositivos de digitalização modernos e multifuncionais, que permite ler texto em documentos impressos e convertê-lo em imagens que o computador pode compreender e manipular.
 

T
Telefoto: lente com maior distância focal e menor campo de visualização do que a lente principal padrão da câmera. A telefoto é útil para ampliar objetos distantes.
Temperatura: em fotografia, a matiz específica da cor (medida em graus Kelvin).
TIFF: tagged image file format (formato de arquivo de imagem com tags); formato de imagem popular entre usuários de Apple Macintosh, artistas gráficos e mercado editorial.
Tripé: suporte portátil com três pernas que os fotógrafos usam para fornecer uma base estável para a câmera.
TWAIN: Technology Without An Interesting Name (Tecnologia sem um nome interessante); interface padrão entre aplicativos de software e dispositivos de captura de imagens, como os scanners.
 

U
Unidade de disco rígido: dispositivo de armazenamento permanente no computador; você pode ler e gravar dados na unidade de disco rígido.
USB: Universal Serial Bus (Barramento serial universal); interface popular para conexão de todos os tipos de dispositivos externos, incluindo câmeras digitais, à maioria dos computadores PC e Apple Macintosh. O dispositivo USB pode ser conectado e utilizado sem reiniciar o computador.
 

V
Velocidade do obturador: quantidade de tempo em que o obturador da câmera permanece aberto para permitir luz.
 

Z
Zoom digital: recurso que amplia o objeto na imagem para preencher uma parte maior do quadro; usar o zoom digital reduz a resolução da imagem.
Zoom óptico: recurso que altera a distância focal da câmera, preenchendo uma área maior do quadro com o objeto
 

Em breve, o Dicionário Técnico de Fotografia!
 

Dica: assinem o Feed do Pavan Fotografia e curta a Fan Page no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do site.
 

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:



Layout Marcus Vinicius Pavan | Finalização Lucas Aguilera | Programação Rodrigo Caetano