Preparem as câmeras para 23 de junho: Super Lua cheia (a maior do ano) | Marcus Vinicius Pavan | Fotografia

Preparem as câmeras para 23 de junho: Super Lua cheia (a maior do ano)

categorias: diversos
tags: , , , , , , ,
publicado: 21/06/2013

Neste domingo, 23 de junho, ocorrerá o fenômeno da natureza mais importante do ano! Preparem as câmeras para registrar este momento único!
 

As marés serão afetados, excepcionalmente as altas e baixas para os próximos dias.
 

[artigo atualizado em 16/10/2016]
 

A distância entre a Terra e a Lua será a menor entre eles: “apenas” 360 mil km – o encontro mais próximo de todo o ano de 2013. A Lua ficará 15% maior e 30% mais brilhante. Por este motivo, esta data está sendo chamada de “Super Lua Cheia“.
 

Por volta das 11:32, a Lua estando em seu maior ponto do perigeu, ao olhar para o satélite natural da Terra, você terá a impressão que a Lua-Cheia estará muito maior que o normal. Este fenômeno é chamado de Moon Illusion.
 

Como o momento é unico, prepare sua câmera e lente para registrar o fenômeno da natureza mais importante do ano!
 

Neste domingo, 10/08/2014, tem Super Lua cheia! A Lua atinge o perigeu, ficando a “apenas” 356.896 km da Terra, às 14h44. Poucos minutos depois, às 15h11, ela se alinha perfeitamente na direção oposta ao Sol, atingindo a fase cheia. Resultado: quando ela despontar no horizonte, exatamente oposta à região onde o Sol se põe (procure por ela no leste depois do poente), estará não só cheia e resplandecente, mas tão grande quanto ela pode aparecer no céu, exatamente 14% maior (e 30% mais brilhante) do a mesmíssima Lua cheia, só que ocorrendo no apogeu (cerca de 50 mil km mais distante).
 

[update 10/08/2014 – Super Lua]
 

IMG_2628

IMG_2640

Super-LuaIMG_2657

Sulper-Lua-IMG_2663

Super-Lua-IMG_2676

Super-Lua-IMG_2650
 

[update 16/10/2016 – Super Lua]
 
Na noite deste domingo (16) aconteceu o fenômeno “superlua” – para quem não viu, ainda é possível ver nesta segunda e terça. Esta foi a primeira das três superluas previstas para 2016. O fenômeno volta a se repetir em 14 de novembro e em 14 de dezembro. A previsão é que a do dia 14 de novembro seja a maior de todas, já que ela deve ser a lua cheia mais próxima da Terra não só neste ano mas também do século 21 até agora. O cálculo dos especialistas é que ela só voltará a ficar tão perto da Terra no dia 25 de novembro de 2034.

Vejam algumas fotos da Superlua de 16 de outubro de 2016:
 

Superlua 2016 Pavan Fotografia

Superlua 2016 Pavan Fotografia

 
Dica para fotografar nitidamente a Lua
 

A Lua é muito brilhante mesmo à noite. Fotografe como se fosse fotografar algo de dia! ISO baixo, Velocidade alta, abertura pequena.
 

Não fotografe de forma alguma no modo automático: a câmera vai “ver” aquela escuridão e um pontinho claro (ela vai fotometrar o meio tom). Com isso, o céu continuará escuro e a Lua vai virar uma mancha branca no meio daquela escuridão.
 

Se você quer crateras, o segredo é usar o modo manual para manter o céu escuro e conseguir os detalhes na Lua. Use o modo de medição (metering mode) Spot: assim o fotômetro da câmera vai saber que é justamente aquela bolinha no meio da escuridão.
 

Utilize uma lente com a maior distância focal possível. Estou falando de usar um equipamento possível para a maioria dos fotógrafos, provavelmente uma lente entre 200 e 400mm. Somente os fotógrafos de astronomia vão ter lentes mais longas que isso.
 

Ah, outra dica super importante: o tripé é fundamental para a foto não sair tremida e com foco. Na falta dele, use uma cadeira, livros ou outros objetos para manter a câmera imóvel no momento do click.
 

Boas fotos!
 

Ps.: Depois comente neste post se as dicas foram válidas

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:



Layout Marcus Vinicius Pavan | Finalização Lucas Aguilera | Programação Rodrigo Caetano