22 Super Dicas para Fotografar Festa de Aniversário Infantil | Marcus Vinicius Pavan | Fotografia

22 Super Dicas para Fotografar Festa de Aniversário Infantil

categorias: diversos,fotografia,imagens
tags: , , ,
publicado: 17/01/2017

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_8623

Aniversário de criança não pode faltar brigadeiro, mini pizza e refrigerante, não é mesmo? Outra coisa que não pode falar, de jeito nenhum, são as fotos da festa! Fotografar os convidados, as brincadeiras entre os pequenos, registrar a alegria da criançada, o ar inocente e o jeito espontâneo, aquela pose engraçada, o sorriso do filho ao ganhar um presente e a hora do parabéns. Vale registrar tudo!
 

Fotografar festa de aniversário infantil parece fácil, mas não é a mesma coisa que tirar fotografias de outras festas e eventos. Além de ser difícil de juntar os pequenos, nem sempre eles se mantêm parados na hora do ciente. É divertido, mas tem algumas regrinhas e dicas para fotografar festa infantil e as fotos ficarem bacanas e bonitas!
 

Confira algumas dicas para fotografar festa de criança:
 

01. Não peça para as crianças fazerem poses. A ideia é captar as expressões espontâneas que as crianças irão fazer.
02. Deixe a máquina no automático. Assim você não perde aquele sorriso enquanto ajusta a câmera.
03. Tire a foto da família reunida no inicio da festa. No final, as crianças já estarão cansadas e impacientes.
04. Uma dica para fotos de família: use o modo paisagem + retrato de sua câmera. No momento de clicar, não fique perto demais do grupo para que todas as pessoas caibam na foto. Equilibre a composição da imagem para que seja possível reconhecer quem são as pessoas e o cenário da festa de aniversário. Caso precise, posicione as pessoas como “time de futebol”, para que todas apareçam na foto e para não cobrir todo o cenário.
05. Quer tirar foto das crianças em movimento? Use o flash para “congelar” a cena. Se houver mais luz na cena, há menos chance da imagem sair borrada.
06. Na hora de fotografar, fique na altura das crianças ou você terá uma coleção de fotos de cima para baixo – a não ser que você queira esse efeito. Nesse caso, vale também brincar com imagens de baixo para cima.
07. Detalhes também merecem atenção: um close do rosto pintado, as caretas, gestos, poses, sorrisos, olhos, pés para dentro, etc. dão fotos maravilhosas.
08. Luz natural valoriza uma imagem! Aproveite para clicar as crianças perto de portas e janelas.
09. Não deixe também de fotografar nos horários nublados, em que a luz está atrás das nuvens e não forma tantas sombras.
10. Se você nunca fotografou sem o flash, vale a pena tentar. Nesse caso, é preciso privilegiar ambientes mais iluminados. As cores mudam, as imagens borram um pouco, mas a pele da criança ganha volume e uma textura mais bonita e natural.
11. Se a festinha for à noite e em um ambiente aberto, com pouca iluminação, utilize o modo noite + retrato. Com ele, as pessoas e o fundo ficarão nítidos, evitando que aconteça em ambientes escuros com o modo automático: apenas a criança está iluminada, enquanto o fundo fica escuro.
12. Deixe as crianças fotografar você. Dependendo da idade, elas podem produzir imagens diferentes e criativas. Não se esqueça de dar uma orientação básica sobre o funcionamento da câmera.
13. Tenha sempre paciência para fotografar as crianças. Quando você menos esperar, vai produzir fotos bem legais.
14. Com as câmeras digitais, a tendência é deixar as fotos apenas no computador. Mas não deixe de imprimir (ampliar em papel) aquelas que você mais gostou. Com elas, além de colocá-las em portas retratos e montar álbuns, você pode fazer um belo quadro.
15. Por fim, se ficar difícil receber os convidados, organizar a festa e ainda fotografar, contrate um fotógrafo (assim você garante imagens fantásticas, com aquele olhar que só um profissional pode ter e fazer) ou peça para alguém da família ser o fotógrafo. Assim, você curte a festa e garante que os momentos especiais não fiquem de fora do álbum.
 

Ah, outra dica super importante: gostar de crianças!
 

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_8613-01
 

Mais dicas para fotografar festa infantil:
 

16. Chegue com antecedência, entre 20 a 30 minutos, no local para tirar fotos do espaço onde a festa será realizada. Com certeza, a família desejará fotos da decoração, das mesas arrumadas, docinhos e do local.
17. Peça para os pais e parentes ficarem, ao lado dos filhos, além dos convidados. As fotos entre pais e filhos são lindas e eles guardam como ótimas recordação da festa. Seja gentil e oriente com delicadeza, mas não deixe de pedir.
18. Pergunte quem são as pessoas mais importantes para a criança, além dos pais. Além de ser uma recordação para sempre, demonstra cuidado e profissionalismo, pois você não está fotografando a esmo – deseja registrar tudo e não deixar ninguém “importante” de fora.
19. Não deixe de fotografar os amiguinhos das crianças. Elas são muito importantes para o aniversariante – por isso elas foram convidadas. Registre os momentos de afeto entre as crianças, as brincadeiras e atividades da festa. As fotos lembrarão ótimos momentos da infância para ela quando for um adulto.
20. Não é fácil, mas você precisará estar de olho em tudo. Preste atenção nos pais, nas crianças, nas pessoas importantes, enfim, em todos os convidados. É um momento único na vida daquelas pessoas e elas desejam o máximo de registros desse dia.
21. Seja sempre simpático, mesmo que você não esteja passando por um momento fácil. Aliás, não só nas festas infantis, mas você tem que ser simpático em todos os eventos que fotografar.
22. Fotografar festas infantis dá bastante trabalho e é um pouco cansativo porque você passa a maior parte do tempo agachado, levantando e se ajoelhando. Se você não tiver um bom preparo físico, achará o trabalho mais cansativo ainda. Portanto, prepare-se e sorria!
 

Confira alguns exemplos de fotos de uma festa de aniversário de criança:
 

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_8677

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_8653

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_8654

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_9001

IMG_8879

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_8667

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_8967

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_9032

IMG_8806

IMG_8985

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_8627

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_8766-01

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_8683

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_8672

IMG_8632

IMG_8805

IMG_8837

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_8788

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_9080

IMG_8996

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_8762

IMG_8631

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_9110

IMG_8852

IMG_8769

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_8850

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_9175

IMG_8976

IMG_8918

IMG_8855

IMG_9034

IMG_9148

IMG_9070

IMG_8703

IMG_8924

IMG_9153

IMG_8983

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_9190

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_9187

Pavan-Fotografia_Festa-Aniversario-Crianca_IMG_9196
Fonte das dicas: Revista Crescer, Fotos Dica Brasil e Fotografia DG
 

Para mais informações sobre cobertura fotográfica de aniversário e orçamentos de festas e eventos, entre em contato agora mesmo, por telefone 11-980892738 ou pelo fale conosco.
 

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:


Copyright © 2016 · All Rights Reserved · Pavan Fotografia
Telefone: (11) 98089.2738 | email: falecom @ mvpavan.com.br
Layout Marcus Vinicius Pavan | Finalização Lucas Aguilera | Programação Rodrigo Caetano