Os fotógrafos piram: Adobe libera o impressionante Super Resolution para o Camera Raw | Marcus Vinicius Pavan | Fotografia

Os fotógrafos piram: Adobe libera o impressionante Super Resolution para o Camera Raw

categorias: fotografia
tags: , , , ,
publicado: 01/09/2021


 

O Adobe Camera Raw, algumas semanas atrás, ganhou um recurso que pode revolucionar o futuro das imagens digitais: o Super Resolution para o Camera Raw!
 

Você já deve ter visto alguma cena de filmes de ação em que pegam uma imagem com muito zoom, extremamente pixelada, e conseguem melhorar a qualidade ao ponto de ficar nítida. É isso que a surpreendente ferramenta Super Resolution, para o Camera Raw da Adobe, faz!
 

Na prática, sabemos que uma imagem em baixa resolução não pode ser melhorada a este ponto, mas parece que a Adobe conseguiu mudar isso.
 


 

“Imagine transformar uma foto de 10 megapixel em uma imagem de 40 megapixel,” disse Eric Chan, um antigo colaborador da Adobe que já trabalhou em diversas ferramentas importantes da desenvolvedora e que também está envolvido no Super Resolution.
 

“Imagine expandir uma foto antiga, tirada com uma câmera de baixa resolução para uma impressão maior. Imagine ter uma ferramenta de ‘zoom digital’ avançada para aumentar uma pessoa na foto.”
 

O Super Resolution é construído em cima de uma tecnologia que a Adobe lançou há dois anos chamada Enhance Details, que usa inteligência artificial para interpolar arquivos RAW com um alto grau de fidelidade, resultando em imagens mais detalhadas e menos artefatos.
 

“Usar o Super Resolution é fácil: clique com o botão direito em uma foto (ou segure a tecla Control enquanto estiver clicando normalmente) e escolha “Enhance…” no menu,” explica. “Na caixa de diálogo Enhance Preview, marque a caixa Super Resolution e aperte Enhance.”
 

O Super Resolution dobra a resolução linear de uma imagem, o que significa que a imagem produzida terá o dobro da largura e altura da original, ou quatro vezes a contagem de pixels. A ferramenta funciona em arquivos RAW como também em outros formatos como JPEG, PNG e TIFF.
 


 

Assista o vídeo sobre o Super Resolution para o Camera Raw da Adobe:
 


Fonte: Tudo Celular
 

Você já testou a nova ferramenta? O que achou? Nos fale nos comentários abaixo!
 

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:



Layout Marcus Vinicius Pavan | Finalização Lucas Aguilera | Programação Rodrigo Caetano