OMG! Profissão de fotógrafo entra na lista dos 25 piores trabalhos | Marcus Vinicius Pavan | Fotografia

OMG! Profissão de fotógrafo entra na lista dos 25 piores trabalhos

categorias: fotografia
tags: , , , , , , ,
publicado: 17/07/2019

Profissao Fotografo
 
Ser fotógrafo é uma dos piores trabalhos?!?!? Segundo o jornal norte-americano The USA Today, que possui uma das maiores audiências e presença nos Estados Unidos, é. A pesquisa com base em dados de 2018 e que reúne informações CareerCast (site de empregos daquele país) determinou com avaliação dos próprios profissionais das mais variadas áreas quais seriam os piores trabalhos.
 

Levando em consideração questões importantes como: ambiente de trabalho, muita pressão e estresse, oportunidade de trabalho e possibilidades de ganhos. O relatório avaliou 200 profissões dos mais variados tipos para chegar nas 25 piores avaliadas. E, infelizmente, a ocupação de fotógrafo está na lista. Segundo a matéria, o avanço da automação pode oferecer risco para a continuidade de diversas dessas ocupações da lista.

 
A matéria mostra que fotógrafos norte-americanos faturam em média 34 mil dólares por ano. A categoria deve encolher em quase 6% até 2026. Nos Estados Unidos seriam quase 50 mil fotógrafos formais trabalhando com salário fixo. O estudo demonstra que os fotógrafos assalariados daquele país recebem um pouco abaixo da média nacional de U$ 37.690. Enquanto a expectativa da taxa de emprego norte-americana é de crescimento de 7% até 2026, os profissionais de fotografia devem ver a queda no emprego da ordem de 5% para o mesmo período.
 

Profissao Fotografo
 
O estudo diz que isso teria impacto de Smartphones com câmeras cada vez mais avançadas e também por conta do acesso cada vez mais fácil da fotografia para quem não atua no meio. O que se espera é um crescimento de trabalhos freelas. Ou seja, fotógrafos atuando em serviços avulsos e esporádicos. O que na verdade sempre representou a maior parte dos “trabalhos fotográficos” tanto nos Estados Unidos quanto aqui no Brasil. Outras profissões que entraram na lista dos piores trabalhos nos EUA são: motoristas de caminhão, compradores, mecânico, trabalhador da construção civil, motorista de ônibus, chef, bombeiros, pintor, vendedor de publicidade, DJs, repórter (de jornal impresso), motorista de táxi e outros.
 

Existe alguns pontos dessa pesquisa que chamam a atenção. Primeiro, ela foi feita com base em pesquisa com os próprios profissionais de vários mercados. Ou seja, representa uma visão de autoanálise sobre cada segmento. Segundo, profissões como vendedor, bombeiro e chef estão na lista. Na prática, não necessariamente o relatório diz que essas são profissões sem futuro. O que o estudo mostra na verdade é que são trabalhos “puxados” com muita pressão. Assim como a fotografia. Afinal, muitas vezes os fotógrafos atuam de fim de semana e em horários fora do padrão.
 

A carga de trabalho de um fotógrafo aumentou muito com uma rotina que vai muito além do clique. Hoje, um fotógrafo passam de 70 a 80% do tempo fazendo outras coisas que nada tem relação com cliques. Desde questões como marketing, atendimento e outros. No fim está claro que é algo que envolve sim um perfil de vocação. Ou acaba só confirmando a velha máxima (ou jargão) de se fazer aquilo que se ama. Pois só assim para aguentar a pressão, a insegurança financeira e os desafios constantes (e tecnológicos) desse ofício. O que fica claro nesses dados divulgados é aquilo que muita gente esquece de dizer em palestras e afins: viver de ser fotógrafo nunca foi fácil e sempre deu muito trabalho.
 

Fonte: Fhox
 

DÚVIDA: Você acha que ser fotógrafo é uma das piores profissões? Dê sua opinião nos comentários.
 
 

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:



Layout Marcus Vinicius Pavan | Finalização Lucas Aguilera | Programação Rodrigo Caetano