8 dicas para proteger suas lentes dos fungos e mantê-las em bom estado | Marcus Vinicius Pavan | Fotografia

8 dicas para proteger suas lentes dos fungos e mantê-las em bom estado

categorias: fotografia
tags: , , ,
publicado: 20/09/2018

Como proteger limpar lentes fundos
 

Uma das coisas que deixa qualquer fotógrafo de cabelo em pé é a conservação dos equipamentos fotográficos. Principalmente, os fungos nas lentes. Infelizmente este mal normalmente acontece por falta de informação, cuidado ou por conta do local onde é guardado. Uma vez “fungada”, a lente não será mais a mesma (mesmo fazendo a limpeza em uma assistência técnica especializada).
 

Para evitar este problema, confira algumas dicas para proteger suas lentes dos fungos e manter seu equipamento fotográfico sempre em bom estado e sem problemas.
 

1. Quanto mais uso, melhor
 

A melhor forma de manter suas lentes livre de fungos é usá-las. Se tem uma coisa é que fungos adoram ambientes úmidos e escuros, então deixar a luz passar pelos elementos óticos é uma boa garantia de limpeza.
 

2. Banho de luz!
 

Quando o equipamento está em constante uso as chances de aparecer fungo são pequenas. Mas se você é um fotógrafo que usa pouco seu equipamento, o ideal é você dar um banho de luz pelo menos 1 vez por mês.
 

Como proteger limpar lentes fundos
 

ATENÇÃO: banho de luz NÃO é banho de sol! O excesso de calor pode dilatar os componentes e desalinhas os elementos das lentes, além de ressecamento das borrachas. Também de nada adianta deixar suas objetivas com as tampas das lentes.
 

Como proteger limpar lentes fundos
 

Se você é um Nikonzeiro, abra manualmente o diafragma através da alavanca na parte traseira da objetiva e pender com alguma fita (gambiarra simples). Já os Canonzeiros podem ficar despreocupados, pois o padrão EOS sempre deixa o diafragma na maior abertura quando desacoplada da câmera.
 

3. Filtro UV pode ser um problema!
 

Os raios UV emitidos no espectro de luz tem ótima ação germicida e ajudando a matar os fungos e, ao contrario do que muita gente pensa, o filtro UV não serve apenas para proteção contra poeira e danos mecânicos, mas também bloqueia os raios UV. Portanto, pode ser uma chance a mais aos fungos!
 

Como proteger limpar lentes fundos
 

4. Bolsa só serve para transporte
 

As bolsas para equipamentos são muito boas para transportar os equipamentos, mas guardá-los por grandes períodos não é uma boa ideia. Os tecidos e espumas usados na fabricação dessas bolsas podem reter a umidade. Além disso, não deixam a luz passar, tudo que os fungos mais adoram!
 

5. Guardar equipamento em lugar seco e claro
 

Caixas plásticas transparentes são excelentes opções para guardar equipamento, pois não retém umidade e deixam o equipamento sempre em contato com luz. Você ainda pode deixar dentro dessas caixas algum produto anti-mofo (desumidificador a base de sílica gel ou cloreto de cálcio). Ainda existem empresas que fabricam câmaras desumidificadoras com controle de temperatura, porém o valor é um pouco alto para pobres mortais. Se você usa constantemente equipamento, basta deixar em uma prateleira ou estante que recebe luz boa parte do dia.
 

Como proteger limpar lentes fundos
 

6. Lenspen, flanela, e bombinha Fuc Fuc
 

Esse trio é tudo que você precisa para fazer a limpeza de suas objetivas. O primeiro passo é soprar com a bombinha fuc fuc para tirar os grãos de poeira e depois passar levemente uma flanela seca em movimentos do meio para as extremidades da lente. No caso de marcas de dedos e gordura, o ideal é usar a lenspen que vem com uma das pontas um acessório impregnado com grafite em pó não abrasivo, que tem propriedade de absorver a gordura e finalizar a limpeza com a bombinha. Evite usar outros tipos de panos, como uma camiseta, pois alguns tecidos pode desgastar uma camada de verniz chamada coating prejudicando assim a nitidez da objetiva.
 

Como proteger limpar lentes fundos
 

7. Usar sempre parasol
 

Além de evitar flare nas fotos, o parasol também protege as objetivas contra danos mecânicos (até mais do que filtros UV).
 

8. Quarentena em equipamento contaminado
 

Apesar de todos os cuidados, se você notar que sua lente está com fungos e for um pontinho muito pequeno, é bem provável que ele não interfira na imagem produzida pela objetiva. Neste caso, separe dos outros equipamentos e dê um banho de luz por alguns dias. Isso não vai fazer a colônia de fungo retroceder, porém vai impedir que se desenvolva ainda mais. Agora se o fungo tomar boa parte da lente, só a assistência técnica para salvar!
 

Como proteger limpar lentes fundos
 

Veja o vídeo como limpar lentes fotográficas:
 

Assista o vídeo como guardar equipamentos fotográficos:
 

Fonte: Iphotochannel
 

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:
Copyright © 2017 · All Rights Reserved · Pavan Fotografia
Telefone: (11) 98089.2738 | email: falecom @ mvpavan.com.br
Layout Marcus Vinicius Pavan | Finalização Lucas Aguilera | Programação Rodrigo Caetano