Marcus Vinicius Pavan | Fotografia

Atenção! Tirar várias selfies é considerada, por médicos, como um transtorno mental

categorias: diversos
tags: , , , ,
publicado: 05/03/2018

Tirar muitas selfie é doença

Um estudo médico recente sugeriu que a obsessão por tirar selfies e publicá-las nas redes sociais diversas vezes por dia é considerada uma doença crônica e um distúrbio mental genuíno, segundo pesquisadores da Universidade de Nottingham Trent, na Inglaterra, e da Thiagarajar School of Management, na Índia.
 

Um exemplo é um jovem britânico Junaid Ahmed, de 22 anos, que tem 50 mil seguidores no Instagram e tira cerca de 200 autorretratos por dia. Ele calcula, cuidadosamente, quando publicará cada foto nas redes sociais para que ela tenha o maior número possível de curtidas. E, se tiver menos de 600, ele apaga. E Junaid admite que seus suas selfies causam atritos com seus familiares.
 

Tirar muitas selfie é doença

Junaid diz que os comentários negativos sob suas fotos já não o afetam como antes – mas admite ter transformado seu rosto por causa das redes sociais e percebe quão negativas podem ser as redes.
 

Danny Bowman, de 23 anos, era obcecado por postar selfies nas redes sociais na adolescência. Ele tirava selfies e ficava sempre atrás de defeitos nas fotos, algo que sempre encontrava. O processo se tornou um “ciclo vicioso”. Quando tinha 16 anos, Danny tentou se matar. Ele foi para um centro de reabilitação, onde ele foi diagnosticado com transtorno dismórfico corporal, e os médicos acreditam que as redes sociais desempenharam um papel importante para isso.
 

Tirar muitas selfie é doença

No Reino Unido, a Sociedade Real para a Saúde Pública pediu ao governo britânico e às plataformas de redes sociais que instalem alertas pop-up em celulares, a serem ativados para pessoas que ficassem online por mais de duas horas. A proposta se segue a pesquisas e a manifestações de entidades de defesa infantil que argumentam que as redes sociais trazem malefícios aos jovens.
 

Em janeiro, mais de cem especialistas e organizações internacionais em saúde infantil pediram ao Facebook que extinguisse seu aplicativo de mensagens voltado a crianças com menos de 13 anos, o Messenger Kids, alegando ser “irresponsável” estimular as crianças a usar a rede social.
 

“Sete em cada dez adolescentes nos disseram que receberam apoio (de pessoas) nas redes sociais em tempos difíceis”, diz Shirley Cramer, presidente-executivo da RSPH. “Mas também sabemos que a depressão e a ansiedade são alimentadas pelas redes sociais“.
 

Como tirar uma selfie perfeita

Agora, se você não tira selfie todo dia e quer sair bem na foto, confira abaixo como tirar uma selfie perfeita:
 

1. Volte-se para a luz
 

Mantenha a fonte de luz – lâmpada ou sol – à sua frente para iluminar o rosto. Evite o sol do meio-dia, que, a pino, cria manchas desagradáveis abaixo de nariz, pescoço e olhos. Em ambiente fechado, uma boa é clicar em frente à janela.
 

2. Limpe o fundo
 

Observe bem o que está atrás de você. Em espaços internos, é comum haver elementos que podem desviar a atenção, como extintores, interruptores, fios e “figurantes”. Mudar o ângulo é uma boa para que o cenário não roube a cena.
 

3. Mantenha o foco
 

Antes do clique, toque a tela na área mais importante da imagem. Assim, a câmera entende que é naquele local que ela deve focar e medir a luz. Outra dica obrigatória é manter o horizonte retinho. Com ele inclinado não há foco que dê jeito.
 

4. Na cara
 

Estique o pescoço e incline para baixo, ressaltando o queixo e eliminando dobras. Sorria com os olhos e encare a câmera num ângulo semifrontal, expondo o melhor lado do rosto com a câmera inclinada a 45˚ (de cima para baixo).
 

5. Acessórios
 

Quanto mais próxima a câmera do rosto, maior e mais desproporcional ele parece, além de esconder o ambiente. Uma opção para remediar é o popular pau de selfie. Outra saída é apoiar o telefone mais afastado e clicar usando o fone de ouvido.
 

6. Composição
 

Preencha dois terços da foto com a paisagem e apenas um terço com você e companhia. Se seu celular tiver opção de grade – ou grid – dividindo a tela em quadrantes, posicione o tema principal da foto na linha vertical à direita.
 

Fonte: G1 e Superinteressante

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:


Copyright © 2019 · All Rights Reserved · Pavan Fotografia
Telefone: (11) 98089.2738 | email: falecom @ mvpavan.com.br
Layout Marcus Vinicius Pavan | Finalização Lucas Aguilera | Programação Rodrigo Caetano