Marcus Vinicius Pavan | Fotografia

Perdeu suas fotos? Veja como recuperar as fotos apagadas do cartão de memória ou PC

categorias: diversos
tags: , , , , ,
publicado: 16/10/2017

recuperar fotos apagadas
 

Imagine, depois de uma longa sessão de fotos ou de uma produção complexa, você vai de conferir o trabalho e… NADA! Você procura as imagens do cartão de memória e não encontra nenhuma. Ou, acidentalmente, excluiu as fotos do seu PC. Já vi alguns colegas perderam dinheiro (e não foi pouco) e várias horas de edição e tratamento por não tomar alguns cuidados com suas fotos.
 

Seja por falta de atenção, descuido, falha no cartão de memória ou câmera. Os riscos de perder suas imagens são muitos. Atire a primeira câmera pedra quem nunca passou por esse problema pelo menos uma vez na vida!
 

Nesse momento desesperador, a única coisa vem na mente é: como recuperar as fotos apagadas e perdidas? Existe algum jeito para recuperar as imagens?
 

Sim, meus caros colegas. Ainda é possível recuperar suas imagens ou qualquer outro arquivo excluído do cartão de memória ou HD do computador! Porém, é preciso ter certos cuidados para recuperar as fotos apagadas.
 

Informações úteis para recuperar fotos apagadas
 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ao clicar em “delete” o arquivo não é excluído do cartão ou do HD do seu computador. Quando você apaga um arquivo, o espaço que ele ocupava na mídia é marcado como vazio e sua câmera ou computador tem a informação que pode gravar novas fotos naquela partição. A perda da imagem original só ocorre quando o mesmo espaço for ocupado por outro arquivo. Nesse caso, a foto excluída é corrompida e não conseguimos recuperá-la.
 

Portanto, a primeira coisa a fazer, se quer recuperar as fotos apagadas, é NÃO utilizar a mídia de armazenamento (cartão de memória ou HD) imediatamente.
 

Agora que você já sabe o que fazer antes de recuperar as imagens excluídas, vou indicar dois aplicativos para recuperar fotos apagadas de seu computador, câmera e cartão de memória. Veja qual melhor atende sua necessidade e siga o passo a passo.
 

Photorec
 

recuperar fotos apagadas

O Photorec é um dos softwares mais simples e fáceis de usar. Para usar o aplicativo, clique aqui (ele é executar em seu computador e não é preciso instalá-lo).
 

Passo 1: Antes de executar o programa, extraia os arquivos para uma pasta em seu computador. Pode ser o Desktop (área de trabalho), por exemplo.
 

Passo 2: Em seguida, clique duas vezes no ícone do programa (photorec_win).
 

O programa lista todas as unidades de armazenamento conectadas em seu computador. Por isso, tenha certeza que o cartão de memória esteja inserido no seu computador ou a câmera conectada via USB.
 

Passo 3: Selecione o disco que deseja acessar na lista. Use o tamanho do disco para identificá-lo e as setas de direção para navegar entre as opções. Depois clique em “Enter”.
 

Passo 4: Agora o Photorec exibe as partições do disco selecionado. Deixe selecionada a opção padrão e clique em “Enter” novamente.
 

Passo 5: Nessa tela não é preciso alterar valores. Porém, nos itens “Options” e “File Opt” é possível ajustar configurações do programa e selecionar as extensões dos arquivos a serem recuperados.
 

Passo 6: Selecione o tipo de partição. Caso não saiba qual opção escolher, deixe na configuração padrão selecionada pelo Photorec e clique em “Enter”.
 

Passo 7: Na opção seguinte, o Photorec apresenta duas opções: Free e Whole. Na primeira o programa varre apenas os espaços em branco no disco. Já na segunda, todo o dispositivo será pesquisado na procura por arquivos deletados.
 

Passo 8: Para finalizar, escolha a pasta em seu computador onde as imagens recuperadas serão salvas. Por padrão, o Photorec salvará as fotografias na pasta onde estão os arquivos do programa, mas você pode indicar um local diferente.
 

Passo 9: Após isso pressione a tecla “C” de seu teclado para iniciar a recuperação. Quando finalizada, o Photorec exibe na tela a quantidade de arquivos recuperados.
 

Para acessá-los visite a pasta selecionada no passo 8. Se deixou os valores no padrão do programa, acesse a pasta “recuper_dir” dentro da pasta do Photorec.
 

OBS.: Caso as imagens não sejam encontradas na opção “Free” do passo 7, experimente usar a busca “Whole”. Mas nesse caso, os arquivos podem estar corrompidos.
 

FreeUndelete
 

recuperar fotos apagadas
 

O FreeUndelete é mais um aplicativo para recuperar fotos excluídas e acabar com as dores de cabeça. Para fazer o download do programa e instalar em seu computador, clique aqui.
 

Passo 1: Certifique-se que o disco onde está localizado os arquivos perdidos esteja conectado em seu computador. Em seguida, inicie o programa.
 

Passo 2: Selecione o disco a ser analisado. Se for preciso, confirme a unidade acessando a opção Computador > Dispositivos e mídias em seu computador.
 

Passo 3: Após selecionar a unidade para recuperar fotos apagadas, clique no botão “Rescan” acima da lista dos dispositivos.
 

Passo 4: Selecione a pasta para salvar as fotos recuperas. Escolha a pasta correta na opção “Undelete selected files to”.
 

Passo 5: Depois selecione as imagens a serem recuperadas e clique em “Undelete”. A cada foto recuperada, clique em “OK” para recuperar o próximo arquivo.
 

Depois de terminar de recuperar as fotos apagadas de seu dispositivo, acesse a pasta selecionada no passo 4 e confira as imagens.
 

OBS.: Nas opções “Filter found files” e “Filter found folders” você pode filtrar a busca por tipo de arquivos ou pastas do dispositivo, respectivamente. Se não deseja usar esses filtros deixe os valores padrões, ou clique no botão “Clear filter” para removê-los.
 

Apesar destes programas ajudá-lo a recuperar fotos apagadas, uma boa alternativa é investir no backup de fotos (seja em outra HD ou na nuvem). Com isso, você diminui as chances de perder arquivos e horas de trabalho.
 

Fonte: Emania

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:


Copyright © 2019 · All Rights Reserved · Pavan Fotografia
Telefone: (11) 98089.2738 | email: falecom @ mvpavan.com.br
Layout Marcus Vinicius Pavan | Finalização Lucas Aguilera | Programação Rodrigo Caetano