Roubaram sua câmera fotográfica? O Sr. Google acha! | Marcus Vinicius Pavan | Fotografia | Marcus Vinicius Pavan | Fotografia

Roubaram sua câmera fotográfica? O Sr. Google acha!

categorias: diversos
tags: , , , ,
publicado: 21/10/2015

Encontrar-Camera-Exif

Você sabia que toda a câmera digital apresenta um recurso chamado EXIF e é possível encontrar sua câmera fotográfica pelo Google caso ela seja roubada?
 

EXIF é a sigla para Exchangeable Image File Format e são dados técnicos que acompanham o arquivo da foto ou vídeo. Quando você clica uma foto, não é apenas a imagem que a sua câmera está registrando, junto com o arquivo da foto, ela também insere outras informações importantes, como a lente que você usou, a câmera, ISO, velocidade de exposição, abertura da lente, data, hora de captura e até mesmo a localização via GPS, caso a sua câmera possua o dispositivo integrado. Em outras palavras o EXIF é muito útil para fotógrafos profissionais!
 

Quando você gosta de uma foto, que viu em um site, Instagram, no 500px ou no Facebook, acaba sempre se perguntando: como será que foi feita essa foto? Qual lente o fotógrafo usou? Quais foram os ajustes de ISO, abertura e velocidade? Basta olhar no EXIF da foto que você verá todas essas informações. Além disso, você poderá obter resultados semelhantes da foto, se usar as configurações semelhantes.
 

Se você possui uma DSLR, a sua câmera já guarda as informações de cada foto e vídeo automaticamente. Para acessar os dados das fotos, você não precisa de nenhum programa específico, basta clicar com o botão direito na sua foto (quando estiver no Windows) em seguida clicar em propriedades, após abrir uma janela, clique na aba detalhes e você terá todas as informações da sua foto!
 

É no EXIF que vamos preencher nossos dados, para que o Google possa localizar quem está usando a câmera. Toda a câmera DSLR tem em seu menu, um recurso denominado Copyright. Este recurso, geralmente libera duas linhas para serem preenchidas com seus dados. Na primeira linha coloque um nome e um sobrenome apenas. Na segunda linha digite “CPF 000.000.000-00”. Pronto! Agora seu EXIF está identificado.
 

Copyright_Pavan-Fotografia

Essa é a primeira coisa que fazemos quando estamos com uma câmera nova na mão é postar fotos nas redes sociais. Só que antes, faça um boletim de ocorrência, constando, marca e modelo da câmera, marca de lente, tipo, distancia focal e número de série. Coloque também no BO dados do direito autoral de seu EXIF.
 

Agora, basta entrar no Google digitar os dados do direito autoral que ele irá mostrar onde a foto está. Pronto! Sua câmera está a um passo de ser recuperada.
 

Fonte: Focus

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:


Copyright © 2019 · All Rights Reserved · Pavan Fotografia
Telefone: (11) 98089.2738 | email: falecom @ mvpavan.com.br
Layout Marcus Vinicius Pavan | Finalização Lucas Aguilera | Programação Rodrigo Caetano