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As 10 maiores mentiras para enrolar um fotógrafo

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publicado: 11/06/2014

10 mentiras para enrolar um fotografo

Quando um fotógrafo é procurado por alguma pessoa, empresa ou agência, para fazer uma produção fotográfica ou cobertura jornalística, já deve ter ouvido “podemos pagar X”, “temos apenas Y de verba”, “é uma ótima oportunidade de divulgação”, “no próximo trabalho pagaremos mais”, etc. Não quero deixar os colegas paranóicos ou coisa do gênero, mas é uma infeliz realidade (ouvi algumas vezes e não caio mais nessas desculpas).
 

Já vi bons profissionais, que se dedicam ao máximo para fazer belas imagens, amam o que faz, fazem de tudo para agradar o cliente, mas se sentem explorados quanto ao valor pago pelo trabalho. Aí chegamos num ponto: como lidar com esta situação e ainda assim fazer um trabalho bacana?
 

Não adianta nada você entender muito de luz, enquadramento e dominar outras técnicas na fotografia e não saber a arte da negociação, concordam?
 

Confira as 10 maiores mentiras que os clientes usam para enrolar um fotógrafo (para você não cair mais neste papinho furado):
 

1) “Faça este trabalho barato (ou quase de graça) e no próximo pagaremos melhor”.
Nenhum profissional que se preze daria seu trabalho de mãos beijadas para cobrar mais caro mais tarde. Você consegue imaginar o que um advogado diria se você dissesse “me defenda de graça desta vez que na próxima vez eu te chamo e pago melhor”. Ele com certeza riria da sua cara.
 

2) “Nunca paguei R$ 1 antes de receber todas as fotos”.
A partir do momento que você foi contratado para fazer o trabalho você DEVE pedir uma entrada. O motivo é simples: você está trabalhando desde o momento que se dispõe a fazer a reunião com o cliente. Talvez um CRIENTE queira pagar só após ver as fotos. Porém, você corre o risco dele “inventar” que não gostou do ângulo, enquadramento, tratamento, etc. para pagar mais barato ou para não pagar nada. Cabe a você aceitar ou não.
 

3) “Esse trabalho será ótimo para seu portfolio! Depois posso te indicar e você vai conseguir muitos outros”.
Essa é uma das mentiras mais típicas e costuma atingir quem está começando na fotografia. Para não cair nessa baboseira, basta pensar “quanto seu cliente vai faturar com o seu trabalho?”. Além disso, não esqueça que, mesmo que ele indique seu trabalho para outras empresas, com certeza ele dirá quanto custou (ou se foi de graça). Sabendo quanto, imagine o que estes futuros clientes irão querer. Run Forest, run!
 

4) O cliente pede um orçamento e fotos (sugestão de criação / estudo) para uma concorrência e diz: “Não temos certeza se é isso que queremos. Vou falar com meu sócio/investidor/mulher, etc e depois dou uma resposta”.
Em menos de 5 minutos ele vai ligar para outros fotógrafos, com os conceitos criados na mão e vai leiloar o trabalho por um valor menor. Quando você entrar em contato ele dirá que seu trabalho está muito acima do mercado, blá blá blá, e que outro fotógrafo vai fazer o trabalho cobrando mais barato. Mas como ele conseguiu outro fotógrafo mais barato? Simples: você já passou o conceito / idéia toda criada! Economizou horas para o fotógrafo que vai pegar o trabalho. Então, enquanto você não entrar em acordo com um cliente, nunca deixe o projeto com ele. Conhecimento custa!
 

5) “Olha, as fotos não foram canceladas, somente adiadas. Deixe a conta aberta, continuaremos dentro de um mês ou dois e depois pagamos tudo de uma vez só”.
Provavelmente você não receberá ou terá dificuldades para receber. Seria um erro você não faturar o que foi feito até o momento e esperar que o trabalho continue depois.
 

6) “Contrato ou proposta assinada? Nós não precisamos fazer isso. Somos amigos!”
Sim, somos. Até o momento que alguma coisa dê errada ou ocorra um mal-entendido, você se transforme no maior inimigo do seu “amigo” e vire o “fotógrafo fdp ou sei lá o que”. Neste momento, um contrato ou proposta assinada são fundamentais! Amigos amigos, negócios à parte, concordam? A menos que você não ligue em não ser pago. Qualquer profissional usa um documento para definir como será o trabalho e você deve fazê-lo também!
 

7) “Envie-me a conta depois que usarmos suas fotos”.
Por que esperar por esse deadline irrelevante? Você é honesto, não? Por que você deveria ficar preso a esse deadline? Uma vez entregue o trabalho, fature! Essa desculpa possivelmente é uma tática para atrasar o pagamento. Se o cliente demorar para usar as imagens, você pode não ficar sabendo quando as usaram e pode nem receber!
 

8) “O último fotógrafo cobrou R$ XX”
Isso é irrelevante. Se o último fotógrafo era tão bom por que ele te chamou? E quanto o outro cobrava não significa nada pra você. Pessoas que cobram muito pouco pelo seu tempo acabam fadadas ao insucesso (por auto-destruição financeira). Faça um preço justo, ofereça no máximo 5% de desconto e não abra mão disso.
 

9) “Nosso orçamento para estas fotos é de X reais
Uma pessoa quer vai comprar um carro sabe exatamente quanto vai gastar antes de fazer uma pesquisa. Uma quantia de trabalho custa uma quantia de dinheiro. Imaginem a seguinte situação: seu cliente quer pagar o preço de um Fusca com todos os opcionais de um Mercedes. Óbvio que não os terá. Se seu cliente tiver menos dinheiro para as fotos, diga que fará menos fotos que ele precisa porque não pode pagar.
 

10) “Precisamos das fotos, mas estamos sem dinheiro agora. Faça as fotos e, quando estivermos em melhor situação, te pagamos.”
Pode contar que, quando o dinheiro chegar, você estará no final da lista de pagamentos. Se alguém admitir que está com problemas financeiros, o problema é bem maior do que parece. Além disso, você é um banco para fazer empréstimos? Se você quer arriscar, peça um valor adicional pelo tempo de espera. Um banco faz isso, não faz? Não jogue seu tempo e dinheiro fora!
 

Se você “caiu” em alguma ou se souber de mais mentiras para enrolar um fotógrafo, conte nos comentários deste post.
 

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