Polêmica: veja foto de seio que deixou leitores do NYT ofendidos | Marcus Vinicius Pavan | Fotografia

Polêmica: veja foto de seio que deixou leitores do NYT ofendidos

categorias: diversos
tags: , , , , ,
publicado: 04/12/2013

foto-polemica-seio-nyt

Uma foto de seio, publicada no New York Times, deixou muitos leitores perturbados ou ofendidos. Um deles, leitor da Califórnia, classificou a fotografia de horrível e esquisita. Outros citaram a foto, publicada dias antes também na capa do Times, de uma mulher morta – nesta, como na foto do seio, não era mostrado o rosto.
 

Registrada pela fotógrafa Rina Castelnuovo, a imagem ganhou comentários em outras publicações e acabou provocando debates no Twitter. Inclusive, a famosa revista Slate previu que a discussão seria intensa!
 

Imagens transmitem fatos e emoções de maneiras que estão fora do alcance da palavra escrita. Elas são cruciais na narrativa das notícias. Mas estas fotos de mulheres sem cabeça, com diferença de poucos dias, parecem mais uma tentativa de vender as notícias escandalizando e glamourizando o sofrimento das mulheres. Para mim, estas duas fotos ultrapassaram o limite – tanto ético quanto estético”, escreveu uma professora de medicina da Universidade da Pensilvânia.
 

Outros leitores criticaram a tatuagem da Estrela de Davi por conta de associações com o Holocausto. Para outra professora da City University de Nova York, a tatuagem lembra como os nazistas marcavam os judeus nos campos de concentração.
 

A foto mostra o seio de uma paciente de câncer, com uma cicatriz, um pedaço do mamilo e, perto do ombro, uma Estrela de Davi tatuada, ilustrando um artigo chamado “The Cancer Divide”, que examina as diferenças no tratamento do câncer de mama de acordo com a culturas, os valores e a classe social das pacientes. Veja, abaixo, a imagem sem a tarja:
 

foto-polemica-seio-nyt

A ombudsman do jornal diz que não ficou surpresa com a reação dos leitores. Surpreendeu-se, na verdade, com a foto na capa do jornal. “Nunca tinha visto nada como esta imagem na primeira página de um jornal e achei surpreendente, para dizer o mínimo”.
 

Para a editora de fotografia do NYT, a foto é extremamente forte, pois tem valor jornalístico e mostra a verdade. “A imagem vai direto ao ponto da história”, resumiu. “Ela passa muitas informações. Traz a realidade à tona. E também é muito bonita – a iluminação, a composição, o tom”. A editora disse que gostaria que a mulher da foto não fosse anônima e mostrasse seu rosto, mas esta foi uma escolha dela, e deve ser respeitada.
 

Sobre a comparação com a foto da mulher morta – também sem rosto – publicada dias antes na capa, a editora diz que não há uma tendência no jornal e defendeu que elas são diferentes. Uma é um registro, a outra é essencialmente um retrato, afirma. “São ambas ótimas fotos com tons, emoções e informações diferentes”. via
 

PS: Imagens “fortes” chamam atenção e provocam discussões. No caso de um problema sério, como o câncer de mama, acho válido usar este artifício da fotografia. Isso me faz lembrar do polêmico fotógrafo Oliviero Toscani e as campanhas provocativas da Benetton.
 

Deixe sua opinião sobre a foto nos comentários!
 

Gostou do Post?
Dê um CURTIR, COMPARTILHE e faça um COMENTÁRIO:



Layout Marcus Vinicius Pavan | Finalização Lucas Aguilera | Programação Rodrigo Caetano