Marcus Vinicius Pavan Marcus Vinicius Pavan nasceu em 17 de Julho na cidade de São Paulo. Formado em Publicidade, trabalhou em diversas empresas e agências e há mais de 10 anos suas atividades profissionais estão principalmente direcionadas à sua paixão: a fotografia.
 

Trabalhando na Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, ficou encantado ao entrar pela primeira vez em um laboratório fotográfico. Ao se deparar com os equipamentos de revelação e ampliação, os reagentes químicos e papéis fotográficos, adquiriu um fascínio imediato pela arte da fotografia.
 

Algum tempo depois, teve oportunidade de aprender com o fotógrafo Ênio Leite técnicas de fotografia (publicitária, jornalística, editorial, still, casamentos e outros eventos sociais), diversos tipos de iluminação, revelação e ampliação em alto padrão, além de produção e direção de ensaios fotográficos. Já na Techimage – Escola de Imagem, aprimorou seus conhecimentos de fotografia digital. Participou também de palestras e workshops com fotógrafos renomados, como Bob Wolfenson, Cacalo, Freitas e Marcos César, na Abrafoto Técnica e Performance.
 

Sua linguagem como fotógrafo é resultado de suas experiências profissionais, viagens (Praga, Milão, Berlin, Barcelona, Quebec, Melbourne, Lisboa e outros destinos) e visitas aos principais pontos turísticos, galerias e museus de cidades como Nova Iorque, Roma, Paris e Santiago.
 

Entre seus principais trabalhos, destacam-se as coberturas fotográficas de esporte a motor (FIA WEC, Corrida do Milhão e outras etapas da Stock Car, Fórmula Truck, Brasileiro de Marcas (Copa Petrobras de Marcas), Porsche GT3 Cup Challenge, Mercedes-Benz Challenge, Fórmula 3 Brasil, Fórmula 1600, Fórmula Vee, 500Km de Interlagos, SuperBike Series Brasil e o Campeonato Paulista de Automobilismo), produção fotográfica de ambientes da Casa Cor MG, projetos para profissionais de arquitetura e decoração e institucionais (corporativas). Seu portfólio inclui ainda fotos de turismo, paisagens, still e trabalhos pessoais.